quarta-feira, 14 de abril de 2010

TANTO PAPEL, TANTA BU(R)ROCRACIA

Chega a época de fazer a Declaração de Imposto de Renda e tome eu a separar papel e documentos para fazer as contas nessa maratona que é mostrar para o leão da Receita Federal meus rendimentos do ano anterior. É um período de stress para mim pois é complicado juntar toda a papelada e levar para o contador fazer os ajustes necessários para ficar com a obrigação anual em dia. Quando junto os documentos fico a pensar que para o ano que vem estarei mais organizado. Desde agora separarei cada documento, recibo médico e outros papeis de forma ordenada para que tudo fique melhor quando precisar juntar tudo isso. Parece promessa de final de ano que muito de nós fazemos.
Penso assim. Mas não consigo ter essa disciplina tão urgente para qualquer cidadão e com isso na hora que precisar juntar a documentação está tudo em dias e organizados coerentemente. Sabe como faço? Contas que paguei e outros documentos vou literalmente jogando num envelope. Nesse envelope encontra-se extratos e saldos bancários, contas pagas e anotações em pedaço de papel. É uma bagunça que digo que é organizada para mim. Só que dá um trabalhão para eu organizar quando preciso que só eu sei. Queria ser um sujeito que tivesse tudo organizado de tal forma que toda essa papelada estivese numa ordem lógica. Quisera eu...
No final quero questionar essa Declaração de Imposto de Renda. Se praticamente tudo é informatizado por que não nossos rendimentos serem declarados automaticamente pela Receita Federal? Cada cidadão teria sua senha para conferir sua declaração e depois poderia fazer as devidas deduções através da internet. Com um programa já específico para isso evitaria essa aperreação de todos nós para ter em mãos toda a documentação necessária. É preciso urgente simplificar para facilitar a vida do cidadão que todo ano se esforça para declarar seus rendimentos. E o complicador é se deixar tudo para o final da data de declaração. Pode o sistema está congestionado e tome mais paciência. Ah! Leão!

Nenhum comentário: