sábado, 17 de abril de 2010

TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DECIDEM SUSPENDER A GREVE

Nota do Editor: Abaixo transcrevo do site do SINTERO - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia - Notícia de que a greve foi suspensa. Acredito que a luta não foi em vão. A adesão da grande maioria da categoria e o apoio dos pais e alunos foi de fundamental importância. Que todos os trabalhadores em educação continuem nessa união e dê o salto para a verdadeira democracia dentro das escolas.
Por maioria dos votos nas assembléias realizadas em todas as regionais do Sintero no Estado os trabalhadores em educação decidiram suspender a greve iniciada no dia 11 de março.
Embora alguns profissionais ainda quisessem manter a paralisação, prevaleceu a decisão da maioria, que será acatada pela direção do Sintero.
Na avaliação da maioria dos trabalhadores em educação a greve foi vitoriosa, pois, além de mostrar ao governo e à sociedade a força da categoria e a disposição para a luta, forçou o governo a reconhecer os problemas da educação e a necessidade de se rever o sistema.
A decisão de suspender a greve se deu mediante a proposta apresentada pelo governo que consiste no seguinte:
1 – Enquadramento dos professores na Lei 420/2008 (Lei do Plano de Carreira) de acordo com o tempo de serviço e a escolaridade;
2 - Pagamento do precatório da ação do salário mínimo que varia de R$ 1.800,00 a R$ 8.000,00 para cada profissional (valores atualizados até 2006);
3 – Aumento de 4,5%;
4 – Gratificação aos professores do 3º ano ao ensino médio lotados em sala de aula e aos orientadores e supervisores lotados na unidade escolar, retroativo a março;
5 – Pagamento integral das folhas de março e abril sem desconto;
6 – Reposição das aulas de acordo com o calendário de cada escola.
Para a direção do Sintero a proposta do governo não atende à pauta de reivindicação dos trabalhadores em educação, mas representa uma vitória, visto que em outras localidades, como São Paulo, a greve terminou sem qualquer proposta.
A greve também foi vitoriosa se comparada com outros movimentos, quando a categoria retornou ao trabalho sem qualquer ganho.
O fato determinante para a vitória do movimento foi a união e a garra dos trabalhadores em educação.
Por isso a direção do Sintero agradece a todos, principalmente aos pais de alunos e à sociedade pela compreensão e pelo apoio

Nenhum comentário: