sábado, 12 de fevereiro de 2011

SINTERO DEFINE ESTRATÉGIAS DE LUTA PARA DEFENDER OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO EM 2011

Os trabalhadores em educação do Estado se reuniram em assembléias convocadas pelo Sintero em todas as Regionais, e definiram as estratégias de luta a serem adotadas em 2011 visando à melhoria salarial e ao cumprimento dos temais itens do Termo de Compromisso assinado pelo governador Confúcio Moura.

A maior assembléia foi realizada em Porto Velho na tarde desta quinta-feira (10/11) com a participação de mais de mil profissionais entre professores e técnicos administrativos, e contou com a presença do presidente da OAB Seccional de Rondônia, Hélio Vieira, e do presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante.

Na oportunidade a presidente do Sintero, Claudir Mata, entregou ao presidente do Conselho Federal da OAB centenas de assinaturas coletadas em um abaixo-assinado em apoio à campanha pelo fim das aposentadorias especiais dos ex-governadores.

Ophir Cavalcante e Hélio Vieira discursaram para os trabalhadores em educação e elogiaram o engajamento da categoria na campanha. “Mais uma vez os trabalhadores de Rondônia dão um exemplo de cidadania ao país”, disse Ophir Cavalcante, destacando que nos outros Estados não houve um envolvimento tão intenso da sociedade na luta pelo fim das aposentadorias imorais.

Claudir conduziu a assembléia de acordo com a pauta da convocação. Repassou à categoria os informes gerais sobre a atuação do Sintero nas várias frentes de luta. Em seguida relatou as reuniões e audiências com o governador Confúcio Moura, com o secretário de estado da Educação Jorge Elarrat, e com os técnicos da Seduc, para tratar do Termo de Compromisso do governador com a educação.

Segundo ela o primeiro a ser conquistado foi a lotação com 26 aulas. Agora o Sintero intensifica a luta por melhoria salarial, incluindo a reposição das perdas e a elaboração de um cronograma de recuperação do poder aquisitivo dos trabalhadores em educação com ganhos reais no salário.

Um diálogo com o governo nesse sentido já está em andamento, bem como a negociação para o pagamento do precatório da ação do salário mínimo dos técnicos administrativos, para a implantação da gestão democrática nas escolas, para o correto enquadramento dos professores e técnicos conforme a escolaridade e o tempo de serviço, e para a reformulação da Lei nº 420/2008 (Lei do Plano de Carreira).

Foi estabelecido que até abril o governo encaminhará as discussões com a finalidade de adequar a Lei.

Antes de aprovar o ajuizamento de novas ações pelo sindicato, os trabalhadores em educação decidiram que estarão atentos às negociações entre o Sintero e o governo, e estarão prontos para qualquer mobilização caso as negociações emperrem.



Transposição


Nas discussões sobre a transposição a assembléia contou com o reforço do deputado federal Dr. Mauro. O parlamentar explicou que a nova bancada federal ainda não entrou nessa luta, mas que os deputados e senadores reeleitos continuam pressionando o Ministério do Planejamento para que publique o decreto que vai dar início à transposição.

Mauro Nazif disse estar preocupado com os cortes de gastos no governo federal, mas como a transposição está na Constituição federal e já é lei, acredita que com muita luta se tornará realidade.

A direção do Sintero defendeu a intensificação da luta com pressões junto ao Ministério do Planejamento, e se for necessário, se formar novas caravanas a Brasília para cobrar a transposição.
Fonte: SINTERO(Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia)

Nenhum comentário: