sábado, 13 de outubro de 2012

O MENSALÃO E A LATA DO LIXO

Imagem retirada do:
http://www.carlosbritto.com/?p=226739
O PT se notabilizou desde seu nascedouro num partido totalmente diferente das demais agremiações partidárias. Partido inovador na questão da democracia interna e principalmente na questão ética  do controle rígido das ações de seus filiados. Fato emblemático é que três deputados federais petistas foram expulsos do partido por votar em Tancredo Neves em 1985 no Colégio Eleitoral. Desde essa época comecei a admirar e ver o quanto diferente era esse partido político que navegava contra a maré de legitimar um grande acordo de bastidores das velhas elites políticas brasileiras.
A história do PT se confunde com a luta do povo brasileiro no campo e na cidade e ao mesmo tempo nas universidades, sindicatos e o sonho das liberdades democráticas em todos os sentidos. Pelo fim da inflação e dos conchavos políticos dos mesmos políticos de sempre. Em todo o país apresentam candidatos em todos os cargos e muda todo o quadro político do Brasil. Vinha com o discurso da ética e do diferente. Para os conservadores e detentores do poder o PT era o "radical" e até mesmo "xiita". Ah! Que saudade desse tempo. Se tivesse seguido essa cartilha não teríamos esse escândalo do mensalão.
Já no processo de galgar o poder a todo custo o grupo majoritário comanda um processo de expulsão de tendências ditas radicais e quando Lula está próximo de chegar ao Planalto, na sua primeira eleição, faz-se um acordo com parte da elite empresarial e de certa forma joga na lata do lixo todo um passado brilhante do Partido dos Trabalhadores.
 Com a eleição de Lula, politicamente segue o desgoverno tucano ao formar uma base aliada corrupta e interesseira nas negociatas do "toma-lá-da-cá" ou ainda parafraseando da pior maneira possível São Francisco no "é-dando-que-se-recebe" e se alia principalmente ao PMDB(arremedo de partido político) e várias siglas de aluguel. É nesse caldo que o mensalão(invenção do PSDB mineiro) entra em cena e  que alguns membros do PT embarcam e agora condenados pela suprema corte.
Incrível que a mesma elite que o PT se aliou o joga ao escracho nacional através da corrupção e falta de ética de seus altos comandantes. Ética que tanto o PT bradava e fazia sentir em qualquer deslize de algum filiado. Sobreviver e passar por tudo isso o partido passará, mas nunca será o PT dos anos 80 quando surgiu como o novo e apaixonante para tantos brasileiros.
Hoje é um partido como outro qualquer e classifico PT igual a PSDB, PMDB, PTB, PSB, PCdoB, PPS, PP, PDT, PR, PRB, ... O PT continuará o partido grande e é importante parar de tentar defender o indefensável  e admitir o grande erro(de Zé Dirceu e apaniguados) de entrar para o submundo da corrupção e pedir desculpas a todos os brasileiros. É o mínimo, pois o estrago é bem grande e o mensalão existiu. Não há dúvida quanto a esse fato. Infelizmente.

Nenhum comentário: