domingo, 28 de outubro de 2012

SÍMBOLO

José de Arimatéa dos Santos
O futebol é um símbolo do povo brasileiro e como o carnaval representa a identidade nacional. Para alguns significa a alienação da maioria do povo. Eu acredito que esse problema pode ser resolvido, como os outros, com uma educação de qualidade. Dessa forma, o futebol que já é um fator de integração, terá torcedores civilizados que saberão diferenciar o esporte futebol com a vida lá fora das quatro linhas.
A paixão pelo futebol aliada a luta por melhores condições de vida para todos indistintamente é um objetivo claramente atingível. Na Constituição Federal está escrito que todo cidadão brasileiro tem o direito ao lazer, saúde, trabalho, segurança e educação. Tranquilamente posso ser torcedor de um time e do escrete canarinho e ser um cidadão consciente de meus deveres e direitos. Por que não?
Sabemos que o futebol é usado para a continuação desse quadro de desigualdade social reinante no Brasil, porém é um ótimo espaço para a educação e a consciência por um mundo bem melhor que esse. Espaço para denunciar os desmandos dos cartolas do futebol e dos políticos inescrupulosos que tentam a todo custo a manutenção de seus privilégios.
Assim, o ensino de qualidade tem a força para formar cidadãos que conheçam os problemas do Brasil e os caminhos para resolução dos problemas nacionais. E o futebol tem essa capacidade de ajudar na mudança por um país mais justo e feliz.

Um comentário:

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa tarde!
Arimatéa
... paixão, dirão uns, que se explica apenas pelo componente irracional e alienante do futebol, que mascara a realidade de uma sociedade socialmente desigual, dos interesses econômicos e políticos sempre à espreita de lucrar e manipular os sentimentos populares...eu vejo por outro lado,mais identificado com a sua opinião... o futebol por uma
questão de fenômeno que faz parte da cultura brasileira. O futebol e outros esportes servem, já
serviram e poderão servir para esse poder alienante, mas o vejo como um instrumento para a educação e a consciência por um mundo mais igual... e este só o será quando tiver
por finalidade a transferência de um conhecimento não só em nível
técnico-esportivo, como dos valores culturais, que poderão levá-lo a um verdadeiro
crescimento. E
Obrigado pelo carinho da participação em meu blog!
Bom domingo!Bom início de semana!
Abraços