domingo, 21 de outubro de 2012

UM RIO

José de Arimatéa dos Santos
Um rio que abastece a cidade com sua água e onde passa deixa sua marca. É assim que todo rio proporciona por onde passa. Proporciona vida, bastante vida. Muitas vezes fico a me questionar por que muita gente não se deu conta ainda do cuidado que todos nós devemos ter com o rio.
Olha que o rio sofre agressão e mesmo assim continua no seu mister tranquilamente. O problema que a cada ano diminui a quantidade de água em seu leito e o que prevalece são pedras. Eu sou apenas um que tenta juntar as letras no teclado para alertar e denunciar as malcriações que os seres humanos teimam em causar ao rio.
Posso ser um sonhador e quem não é?(parafraseando o poeta) que um dia vai chegar e que seja logo, "pra ontem", que cuidar do meio ambiente e do rio sejam fatos corriqueiros e naturais. Muitos fazem sua parte em preservar a mata ciliar, cuidar das nascentes e plantar mais árvores próximas ao rio. Alguns podem até debochar e dizer que o importante é cuidar do ser humano. Claro que é importante cuidar do homem e da mulher, contudo esse homem e essa mulher tem que se conscientizar de preservar todos os recursos naturais.
Não tem momento melhor que ficar a contemplar essa natureza tão verde e cheia de vida que brota de todos lados do rio, tomar banho em suas águas cristalinas e descansar na sombra de árvores de sua mata ciliar. E o som que só o rio tem e sua sinfonia que adormece nossos ouvidos e faz com que a vida é para ser vivida com o amor, solidariedade e paz.

Nenhum comentário: