quarta-feira, 17 de abril de 2013

A REFORMA AGRÁRIA

José de Arimatéa dos Santos
A luta pela reforma agrária é sempre muito atual pelas características e pelo sentido da democratização do acesso á terra. E desde o Estatuto da Terra a lei contempla o agricultor como um direito  em que o estado é obrigado a fazer a reforma agrária e como tal reforçado mais ainda pela Constituição de 1988.
A terra deve ter a função social e como tal a reforma agrária visa a promoção da distribuição de terra, desconcentração da posse da terra e com condições para o assentado desenvolver a produção com financiamento agrícola e créditos.
Os objetivos da reforma agrária são o fomento a produção de alimentos básicos, geração de trabalho e renda, diversificação do comércio e consequentemente reduzir o êxodo rural.
O símbolo da reforma agrária que acontece muito lentamente é o MST(Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) que surgiu no seio dos trabalhadores rurais nos anos 80 e se caracteriza pela luta pela reforma agrária. Infelizmente a grande mídia conservadora e antidemocrática não abre espaço para que o MST dialogue com a sociedade e mostre seu trabalho em que as plantações dos assentados não têm agrotóxicos dos grandes laboratórios e dessa forma sua produção é tida e conhecida como "orgânica".
O interessante é que a distribuição de terra pode e deve ser o contraponto ao agronegócio que trabalha fundamentalmente a produção agrícola através da monocultura e do envenenamento dos recursos naturais, além da violência em muitos casos no campo brasileiro. E é importante ressaltar e promover uma reforma agrária que o trabalhador rural trabalhe a terra de forma ecológica através do respeito aos ciclos naturais e uma produção de alimentos limpos e de boa qualidade.

Nenhum comentário: