sábado, 11 de maio de 2013

A CIDADE DE SANTA LUZIA DO OESTE


Hoje é o aniversário da cidade rondoniense de Santa Luzia do Oeste. Município desmembrado de Rolim de Moura através da Lei Estadual de número 100 em 11 de maio de 1986. Lá pelo final dos anos 70 o loteamento urbano chamava-se "Vila Bambu" e logo depois Santa Luzia. Foi assim que começou a história dessa cidade localizada no estado de Rondônia e que mesmo com uma diminuta população de 8 mil habitantes ajuda no desenvolvimento de Rondônia através da agricultura e pecuária que são os dois setores econômicos que estão a frente.
Entre os vários fatores que dificultam seu melhor desenvolvimento está o fato da falta de oportunidades para os jovens que precisam sair de sua cidade para procurar empregos e oportunidades. Sua economia, além da agricultura e pecuária, depende e muito dos salários dos funcionários públicos e aposentados. Comércio muito incipiente e que explora ao extremo seus trabalhadores em jornadas de trabalho em demasia.
A meu ver a cidade não teve ainda o privilégio de ter um gestor capacitado e com visão de futuro que prepare a cidade para receber investimentos públicos e privados para absorver a mão de obra santaluziense. É grande a evasão de trabalhadores para as cidades vizinhas e para a capital a procura de emprego. A falta de emprego e oportunidades econômicas são problemas que todos devemos analisar e achar caminhos para a resolução dos mesmos.
Quanto ao lazer a cidade tem um balneário, infelizmente abandonado, que já foi referência quanto ao turismo no estado de Rondônia. Faz-se necessário o soerguimento desse balneário que sem sombra de dúvidas é um local de divertimento e também de beleza natural para a descansar e apreciar a natureza amazônica.
Nesse dia tão especial de festas é importante pensar e projetar o futuro dessa simpática e acolhedora cidade do estado de Rondônia. Santa Luzia do Oeste, estrela pequenina que brilha na estrela maior que é Rondônia. Pode ter um futuro de mais desenvolvimento. Depende da nossa força e do orgulho de morar nesse município brasileiro, rondoniense, amazônico. Viva Santa Luzia do Oeste!

Nenhum comentário: