sábado, 25 de maio de 2013

O TRABALHADOR RURAL E A ECOLOGIA

Imagem: Google Images
O trabalhador rural é um dos brasileiros mais importantes para o desenvolvimento do país, pois é esse cidadão que produz e abastece o país com os alimentos. Sabemos que ainda são poucos os incentivos para o melhor desenvolvimento da agricultura no país, principalmente para o pequeno agricultor e para os da agricultura familiar. Os grandes do agronegócio praticamente têm tudo, inclusive uma bancada no Congresso Nacional que a cada dia conquistam mais espaço e permissão através da modificação de leis ambientais para mais desmatamentos, plantação de cana de açúcar em regiões da amazônia. As consequências são nefastas para o meio ambiente e sem falar no envenenamento do campo através do agrotóxico, violência no campo contra pequenos trabalhadores rurais e o trabalho escravo.
O agronegócio tem uma importância vital no modelo atual de economia no país que é baseada nas "commodities". Modelo dependente dos humores do mercado capitalista mundial e os produtos exportados já sofrem certas restrições quanto ao uso ou não de trabalho escravo, uso de venenos nas lavouras e certificados de melhor tratamento aos animais abatidos. Não deixa de ser um alento para uma melhor exploração da terra e tratamento de melhor qualidade para os animais e para os trabalhadores dessas grandes corporações agrícolas.
É importante a melhor organização dos pequenos agricultores e o exemplo dos assentados do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra é emblemático quanto aos cuidados com a terra que dão o sustento e a produção agrícola. Plantações sem agrotóxicos onde o valor das produções cresce devido ao grande mercado dos chamados alimentos "orgânicos" consumidos por uma parcela da população esclarecida e preocupada com a saúde e também na preservação do meio ambiente.
A agricultura ecológica segue todos os passos do cuidado com a terra e o uso racional da água e assim produz com qualidade alimentos limpos, além de proteger os rios e todo o ecossistema de produtos químicos. Dessa forma a rotação de culturas e o devido cuidado com nascentes e margens de rios são medidas importantíssimas para a preservação da vida e a certeza de futuro para as novas gerações.
Essa filosofia do melhor cuidado com o meio ambiente deve ser encarada por todo agricultor como fator preponderante para produzir mais e melhor. É sempre importante e salutar a preocupação ecológica de produzir alimentos limpos, sem venenos e sabedor da sua grande importância na sociedade. Dessa maneira o trabalhador rural deve exigir melhores condições para o plantio e criação de animais para aumentar sua produção e as devidas ressalvas financeiras e estradas conservadas para o devido escoamento da produção.

Nenhum comentário: