domingo, 15 de setembro de 2013

A DEMOCRACIA É FEITA TODOS OS DIAS

Foto: Marcello Casal Jr/ABr
No Brasil falar em democracia é um pouco complicado. País periférico do capitalismo e cheio de contradições que às vezes até se confundem com uma cultura que tudo algum dia vai dar certo. É necessário a cada momento reforçar o sentido democrático, pois vivemos o maior período em que as instituições não são tomadas de assalto por golpes e contragolpes. Claro que não somos ingênuos em dizer que tudo está as mil maravilhas. Vícios das várias ditaduras perduram até hoje e que comprometem esse caminhar de uma democracia que contemple todos os brasileiros indistintamente.
Educação, saúde e demais serviços públicos sucateados estão assim por que alguns se beneficiam desse quadro catastrófico e que ajuda os mesmos a usar a mídia no sentido de fazer uma propaganda que só através da privatização, terceirização para melhorar. Ledo engano. Acredito que só teremos uma verdadeira democracia com serviços públicos de qualidade. São esses serviços que atendem a maioria da população e bem administrados com sentido humano funcionam da melhor maneira.
A participação do cidadão na escolha de seus representantes e consequentemente o acompanhamento do mandato do político são atitudes importantíssimas para que esse político cumpra fielmente sua plataforma política de campanha. Nisso, é mais do que necessária uma reforma política que na disputa pelos cargos políticos vença quem tenha conteúdo, propostas e não o poderio econômico que forma as chamadas bancadas "disso" e "daquilo" que na verdade vão representar o interesse de alguns grupos. E assim perde a sociedade no conjunto. Basta acompanhar o noticiário político que na maioria das vezes se confunde com a crônica policial.
O caminho do Brasil democrático passa pela maciça participação de todos nós nas decisões dos conselhos escolares nas escolas, participação nos sindicatos, além das várias associações de moradores e de classe e acima de tudo um acompanhamento criterioso da vida dos políticos e principalmente  em decisões que atinjam em cheio nossas vidas em todos os momentos. 
Cobrar serviço, trabalho do político, principalmente mais recursos e funcionamento a contento dos órgãos governamentais, limpeza e conservação das ruas e sem buracos, iluminação pública, hospital que atenda com "padrão FIFA". E quando fazem alguma coisa, simplesmente realizam o que diz a Carta Magna. Nada de bajulação. Democrático é cobrar e fiscalizar todos os políticos para que a democracia cada dia se fortaleça e no aprendizado das eleições a cada dois anos que vença sempre políticos comprometidos com a maioria da população. 
A força das manifestações da população que cansada de tanta bandalheira foi ás ruas para mudar essa situação no Brasil é latente. E é preciso que o povo esteja sempre preparado para ir às ruas para exigir serviços de qualidade e o atendimento das demandas de justiça, igualdade social e mais participação na política. Só através da política para modificar esse quadro atual e dar um passo a mais da verdadeira democracia que significa o fim da desigualdade social e o estabelecimento da participação de todos os cidadãos na vida da nação, Brasil. 

Nenhum comentário: