quarta-feira, 4 de setembro de 2013

VOTO ABERTO

Imagem: Google Images
A Câmara dos Deputados aprovou a PEC do voto aberto em todas as votações nos parlamentos brasileiros. E a proposta a Constituição já está no Senado para ser apreciada e votada. Acredito que essa votação pela unanimidade dos 452 deputados presentes na sessão significa uma resposta ao mal estar da não cassação do deputado presidiário Natan Donadon.
A população brasileira que foi ás ruas pediu e pede mais decência na política e consequentemente transparência nos atos dos deputados, senadores e demais políticos. Não tem como concordar com decisões debaixo do pano, na surdina e no arrepio da grande vontade da maioria da sociedade.
Fico preocupado com opiniões como a do senador Aécio Neves(PSDB/MG) que entrevistado no Jornal do Senado defende o voto aberto tão somente em casos de cassação de mandato. Eu considero isso uma piada. Mas vindo de onde veio não poderia ser diferente. Parece que o senhor senador não entendeu o que foi aprovado pela Câmara. O voto tem que ser aberto em tudo. Esconder a opinião pra que? Qual o interesse em não defender a transparência? Estranho.
O Voto tem que ser aberto, pois o político tem que prestar contas de seu mandato a todo instante. Foi eleito e no exercício do mandato não tem que esconder nada. Essa é a hora agora do senado responder e aprovar o que veio da Câmara para sepultar de vez todo voto secreto em todas as casas legislativas do país. Voto Aberto e já!

Nenhum comentário: