domingo, 29 de setembro de 2013

E O BRASIL? SÓ COM DEMOCRACIA E ÉTICA

Um momento para analisar friamente a movimentação política e ver as possibilidades de um país mais democrático e mais ético. É uma debandada de muitos políticos de um partido para outro. Criação de novas legendas para acomodar algumas figuras. A campanha eleitoral já começou e a corrida pelo voto Brasil a fora está em curso.
Todo esse quadro reflete o pouco caso da maioria dos políticos com as legendas partidárias. É sabido que nossa democracia é muito nova e cheia de percalços durante essa vida republicana. Reforçar o caráter da democracia e da representação política é uma forma para melhorar o quadro partidário. E é importante que tenhamos partidos fortes e com filiados que tenham a exata noção do programa partidário e das bandeiras empunhadas pela legenda. Nada de partido de aluguel. Nada de político de aluguel.
Infelizmente esse quadro acima continuará ainda por muito tempo. Os detentores do poder não entenderam ou fazem "ouvido de mercador" com as recentes manifestações populares. Nessas manifestações as bandeira foram principalmente contra a corrupção que leva a toda essa situação acima citada por esse que escreve. Somente uma reforma política séria e verdadeira para mudar tudo isso. E assim a transparência e a igualdade na eleição seriam fatos corriqueiros. São notórios os casos de compra de consciência antes, durante e depois do processo eleitoral. E essa compra se dá de todas as formas. Não se faz democracia assim.
Avançar na democracia demanda partidos fortes e com filiados que respeitem as decisões tomadas de baixo para cima e pela maioria. Reforçar o caráter da transparência e com ética em todos os momentos políticos. A política tem que ser um campo dominado pelas pessoas com responsabilidade, ética, transparência e amor.

Nenhum comentário: