segunda-feira, 22 de março de 2010

ÁGUA - VIDA - MEIO AMBIENTE

A água é uma substância essencial para a vida de todos os seres vivos. Ninguém vive sem o precioso líquido. A água representa 70% da massa do corpo humano. Um ser humano pode ficar até 50 dias sem comer, mas não aguenta 4 dias sem ingerir esse precioso e tão necessário líquido.
Só sei uma coisa: está mais que na hora de nos preocuparmos com o devido cuidado com a água. Vemos muitos rios degradados e suas margens bem nuas. Cadê a vegetação que protege o leito dos rios e dá a vida a esse corredores naturais da água?
Na ânsia de criar gado ou fazer plantações, nós seres humanos devastamos tudo que é mata, tiramos a vegetação que margeia os rios. A natureza responde a contento e toda a humanidade já sente os efeitos maléficos dessa política de derrubada geral das florestas. A quantidade de água nos rios diminui e quando se faz uma campanha para reflorestar as margens dos rios, boa parte de quem devastou ou vive próximo aos rios ou é contra ou dá de ombros a política ecológica. Fazem discursos contra os órgãos ambientais ao dizer que não valorizam o homem. É como se o homem não fizesse parte da cadeia ecológica.

Hoje mais do que nunca se faz necessário o cuidado com a água. Sabemos o quanto ela é importante quando ao abrirmos a torneira e não cai um pinguinho de nada. Mas todos nós seres humanos, devemos usar os recursos naturais da maneira mais responsável possível. Dois pontos sobre a água que acho importantes são a qualidade e o consumo. A qualidade por ser a água um grande vetor de muitas doenças. Por isso é salutar que bebamos uma água de ótima qualidade. O outro ponto é a economia que todos nós devemos ter com a água. Nada de desperdiçar água. Usá-la da forma mais correta possível. Dessa forma estaremos a contribuir com as gerações futuras que têm o direito sagrado ao consumo da água.
Fotos: José de Arimatéa dos Santos




Um comentário:

Renata Avila Giovannoni disse...

Muito interessante as informações prestadas no seu blog!Parabéns pela iniciativa.