sábado, 6 de março de 2010

FUTEBOL, SOM E SUPERAÇÃO FEMININA


O futebol exige como toda atividade humana a comunicação. Uma notícia me chamou a atenção esses dias pelo fato da jogadora de futebol ser deficiente auditiva. Acredito que seja atleta juvenil pela idade e ela treina juntamente com as outras companheiras que tem audiçãoa normal. E aí fica difícil a comunicação dentro de campo. Como ela pediria a bola ou entenderia a preleção do treinador? Poderíamos responder pela linguagem universal do futebol. Mas ela usa um aparelho auditivo que faz com que possa escutar todo o movimento do esporte e interagir com as demais companheiras.

O interessante é a descoberta dela por pequenos detalhes que passam despercebidos pela maioria de todos nós. Logo que ela começou a usar o aparelho auditivo se impressionou com sons tão corriqueiros e comuns para qualquer pessoa. O som da água pela torneira e o ranger da porta ao se abrir ou fechar eram coisas desconhecidas para ela até então. Sons que a impressionaram logo que começou a ter a oportunidade de ouvir o que acontece a seu redor. É uma lição, pois nesses dias atuais não damos valor ao som da natureza. Não paramos um pouco e verificamos a alegria do som dos pássaros que a cada dia mais, devido a destruição das matas, invadem nossas cidades. Trazem o som verdadeiro e no decibel que nossos ouvidos podem escutar sem problema.

Eis a importância do som e suas maravilhas que deixam o ser humano mais capaz e menos estressado. Não o barulho em exagero que observamos em alguns carros e seus ruídos fora do normal. Os proprietários desses automóveis se acham os donos do mundo e que somos obrigados a escutar a "música" do gosto dele. Geralmente ou quase sempre música de péssima qualidade e que reflete bem o caráter dessas pessoas.

Fiquemos com o exemplo e a garra de quem se supera e sabe dar o devido valor as pequenas coisas ao nosso redor. Quero através dessas minhas palavras fazer uma homenagem a todas as mulheres que dia após dia conquistam seu espaço com tenacidade, vigor e beleza. Que cada dia mais apareçam mais e mais mulheres guerreiras como a descrita acima. Com força de vontade e capacidade é possível superar as limitações e ser feliz. Felicidades para todas as mulheres!

Foto: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: