quinta-feira, 11 de março de 2010

GREVE NA EDUCAÇÃO COMEÇA COM MUITAS ESCOLAS FECHADAS

Nota do blogueiro: Em Santa Luzia do Oeste, Ro, as escolas Juscelino Kubitschek, Marechal Rondon e CEEJA Domingos Vona estão paralisadas e todas aderiram a greve. Nota sobre o movimento grevista está sendo veiculada na rádio Comunitária FM.
Os trabalhadores em educação da rede estadual de ensino de Rondônia entraram em greve nesta quinta-feira, dia 11/03, em protesto pelo não atendimento das reivindicações da categoria pelo governo.
Logo no primeiro dia a greve atingiu a maioria das escolas estaduais da Capital. As principais escolas, como o Instituto Carmela Dutra, João Bento da Costa, Castelo Branco, Duque de Caxias, Rio Branco, Orlando Freire, 4 de Janeiro, Risoleta Neves, Juscelino Kubstcheck, entre outras, estão na greve. Algumas delas com os portões fechados.
Os profissionais da educação se concentraram na Sede do Sintero, de onde saíram para uma passeata no centro de Porto Velho.
Um ato público está previsto para ser realizado em frente ao prédio da Seduc, onde o comando de greve pretende ser recebido pela secretária Marli Caúla.
Desde o início do primeiro mandato de Ivo Cassol, em janeiro de 2003, até fevereiro de 2010, a inflação medida pelo INPC do IBGE foi de 49,84%. Neste mesmo período houve apenas três reajustes: de 10% em abril de 2004, 5% em abril de 2006 e 4% em duas parcelas em fevereiro e maio de 2008.
Com isso os servidores acumulam perda inflacionária de 24,74%, apenas no mandato de Cassol. Em 2003 um professor ganhava 7 salários mínimos, mas hoje ganha 3 mínimos devido ao achatamento salarial.
Da mesma forma, as merendeiras, as zeladoras e os demais técnicos ganhavam 3 salários mínimos, e hoje ganham um salário mínimo.
O governo ofereceu 4,5% de reajuste, o que foi recusado pela categoria.




Nenhum comentário: