domingo, 28 de março de 2010

FUTEBOL: A ALEGRIA DO BRASILEIRO


Interessante a magia do futebol e a emoção que esse esporte provoca em quem está no estádio ou em frente da tv acompanhando um embate futebolístico. Parece que o brasileiro já nasce sabendo das regras. E a discussão se foi impedimento ou se foi pênalti. Ah! A moda é o jogador na hora da penalidade máxima fazer a paradinha e com esse fato a polêmica se instala. Principalmente nos programas esportivos do domingo à noite que muita das vezes os comentaristas se exaltam e parece pra nós espectadores que eles vão brigar ali no ar. Mas quanto a paradinha no pênalti, a entidade máxima do futebol, FIFA, não regulamentou ainda e por isso vários jogadores aproveitam a situação que só beneficia o batedor. Coitado do goleiro! Ali embaixo dos três paus na maior dúvida se fica parado ou escolhe um canto para pular. Dizem que o pênalti é o castigo pela falta cometida e como tal o goleiro não tem vantagem nenhuma. Mas aí fico a pensar quando os goleiros matarem a charada e ficarem parados, feito estátuas, deixando o jogador fazer tudo que é parada antes de bater a penalidade. Acredito que a probabilidade do goleiro defender aumenta um pouquinho. Quem acompanha futebol lembra que o atleta Fred do Fluminenese do Rio de Janeiro desperdiçou um pênalti contra o Confiança de Sergipe,pela Copa do Brasil, ao fazer a paradinha e o goleiro não se mexer e defender. Esse é o exemplo bem conhecido.

O debate é bom e acredito que a fidelidade que temos pelos clubes fosse transferida para a nossa política, o povo brasileiro saberia escolher melhor seus representantes políticos. Quem torce pelo Fortaleza jamais será torcedor do Ceará. E vice-versa. Não veríamos a troca troca de partidos por políticos inescrupulosos. Vamos voltar ao futebol. Quantas vezes meu time perde pro rival e não quero nem ver na televisão notícias sobre esse jogo. Fora o silêncio meu na segunda feira. Não quero nem conversa sobre futebol. Essa é a beleza desse esporte que nos deixa inebriados pelas jogadas de verdadeiros artistas. Quem não está se deleitando com o verdadeiro futebol brasileiro apresentado pelo time do Santos! Isso quer dizer que a magia do futebol dos gênios da bola não morreu e vive todos dias quando todo criança brasileira desde a tenra idade chuta uma bola. Grita gol e quando vai crescendo se deleita com seus dribles e fintas.

Este ano é ano de Copa do Mundo e como tal os meios de comunicação fazem a contagem regressiva deixando todos nós alvissareiros e esperando que a seleção canarinha possa fazer um grande papel nesse torneio tão importante. Dizem até que o brasileiro só lembra de civismo e das cores da pátria de quatro em quatro anos, no período do campeonato quando se toca o Hino Nacional. Sonho do Brasil grande está representado pelos onze jogadores comandados por Dunga. Ao menos no futebol o Brasil é elite e grandiosa potência planetária. É referência. Pro nosso orgulho é uma coisa fantástica e inigualável. Acho incrível como o meu filho Alexandre no alto dos seus 10 anos já sabe praticamente tudo sobre Copa do Mundo. Vive a me perguntar se seleção A jogou contra a seleção B em dada Copa do Mundo. Jogos do Brasil, ao menos de copas mais recentes, lembro e até o estimulo a pesquisar seja nos livros ou na internet. Muita escola aproveita eventos desse tipo para os seus alunos pesquisarem e fazerem trabalhos sobre o assunto.

Acompanho futebol desde criança e gosto de assistir qualquer programa que fale desse esporte. Gosto das polêmicas que enumerei acima e mais da beleza plástica do gol ou de situações de jogo que o atleta não fez o gol. Tem coisa mais bonita que o drible ou a jogada de efeito? Onde estiver rolando uma partida de futebol tá lá o público a prestigiar com seus gritos, palavrões e incentivos aos atletas. A peleja pode ser em Turim, Barcelona, Londres, São Paulo ou Arapiraca, Crato, Itumbiara ou nos rincões da amazônia, todo mundo vai comentar o lance. Foi pênalti, impedimento ou jogador fez uma jogada maravilhosa e driblou a diretoria inteira do time adversário. Fez o gol lá do meio da rua. O goleiro tomou um frango. Fantástico futebol e sua magia que nos encanta mais e mais!
Foto: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: