domingo, 11 de julho de 2010

MEIO AMBIENTE - PRÁTICAS EFICAZES

Sabemos o quanto o meio ambiente se encontra degradado, devastado, destruído. Mais do que nunca se faz necessário um novo pensar para nós ser humanos, quanto aos cuidados com os rios, matas, animais e nosso lixo. Parece ser difícil resolver tanto problema ambiental que assistimos todos os dias, mas com atitudes simples e o firme trabalho dos órgãos ambientais na fiscalização e educação é possível reverter o quadro que parece já irreversível. Ainda bem que a natureza dá seus avisos e com isso a humanidade tem a possibilidade de repensar toda a sua prática no planeta terra.
Atitudes simples como não jogar lixo nas ruas já evita que esgotos fiquem entupidos e causem tantos problemas na época das chuvas nas cidades. Eu digo isso porque o cuidado com o lixo e seu destino é bastante preocupante, pois não se vê por parte dos governos atitudes verdadeiras para se dar o destino adequado e técnico dos nossos dejetos. Os problemas vão se avolumando e haja barriga pra se empurrar pra frente.
A legislação ambiental deve mais do que nunca evoluir para uma conscientização ambiental para se aumentar a área de mata nas margens dos rios. Nunca diminuir essas áreas. Quanto maior a área de mata ciliar, mais vida terá o rio. A lei deve ampliar mais ainda as matas ciliares de rios e córregos e principalmente ter um cuidado maior ainda com as nascentes de rios.
O Código Florestal está sendo modificado no Congresso Nacional e o pouco que acompanhei na votação da Comissão Especial fiquei bastante preocupado. O desenvolvimento sustentável só é possível com áreas maiores de proteção. Visto que as modificações no clima em todos os cantos do planeta estão a comprovar a minha preocupação. Como falei acima, respostas da natureza às agressões do ser humano desumano e ganancioso já são bem presentes. O meio ambiente deve ser preservado para hoje e principalmente para o futuro. Só assim a vida na terra será possível.
Foto: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: