terça-feira, 7 de junho de 2011

LIBERDADE DE IMPRENSA

A velha mídia ou grande imprensa está em crise, principalmente de credibilidade. Acredito ser esse o ponto principal, pois suas notícias e opiniões não tem mais aquela repercussão de outrora. Lembro que as televisões, jornais e revistas reinavam soberanamente e fatos repercurtiam automaticamente Brasil a fora. Queda de audiência e milhares de assinaturas a menos hoje em dia.O telespectador ou leitor dessa velha mídia começa a ver os fatos e procura entender melhor o porquê daquele fato e o que está embutido por trás de tudo.Qual o interesse? Tem o tão necessário contraditório?
Um fato relevante para a derrocada dessa velha mídia é a introdução da internet e suas múltiplas facetas. Um fato repercute numa velocidade fantástica e através de variados meios o leitor pode opinar e ele ser o próprio formador de opinião. Para mim, com o advento das mídias sociais, decretou-se o fim daquela figura onipresente chamada formador de opinião. Qualquer cidadão pode e deve emitir sua própia opinião livremente e à luz de sua consciência. Não é necessário intermediário. Essa é que é a liberdade de imprensa que deve nortear os sites, blogs e mídias afins em que o cidadão possa compartilhar suas ideias com todos.
Liberdade de imprensa significa uma mídia sem rabo preso e que não tente ludibriar a população. E que todos possam opinar e fazer história. Assim quem sabe possamos atingir o mais alto grau de civilidade e maturidade  em que tudo possa vir à tona e que qualquer simples mortal possa analisar e ter sua opinião.

Nenhum comentário: