domingo, 19 de junho de 2011

MIGRANTE

Nasci no estado do Ceará e em 1992 vim para o estado de Rondônia a procura de novos horizontes. Afirmo que vim para cá simplesmente por falta de espaço na minha terrinha, Barbalha. Essa é a situação nesse sistema capitalista que não dá oportunidades as pessoas viverem dignamente onde nasceram. Resido nesse belo estado de Rondônia e tenho orgulho em divulgar essa terra tão brasileira e rica. Rondônia, terra que é a simbiose das culturas desse rico e promissor país chamado Brasil.

Foto: José de Arimatéa dos Santos

Passou da hora dos nossos políticos trabalharem projetos de inserção dos jovens na economia local e onde nasceram. Os jovens estão estudando e tem o projeto de trabalharem próximos aos seus. É importante ter espaço para todos se desenvolverem e reforçar a cultura de sua tribo, terrinha. Pois sabemos que o local onde vivemos é universal. A valorização do que é nosso é o mais importante.
O migrante é o verdadeiro cidadão que faz a integração nacional. Une cultura e manifestações culturais tão diferentes e parecidas ao mesmo tempo. Mais do nunca é importante valorizar e exaltar a coragem e a tenacidade de muitos brasileiros que deixam sua terrinha e se aventuram Brasil a fora a procura de novos horizontes. Assim é que é formada a verdadeira identidade nacional e bem brasileira.


Nenhum comentário: