terça-feira, 4 de setembro de 2012

ALIMENTOS ORGÂNICOS, ECOLÓGICOS

Imagem: http://mundoorgnico.blogspot.com.br/2012/06/setor-de-produtos-organicos-cresce-20.html via Google Images
Os alimentos orgânicos são produzidos por métodos totalmente naturais que obedecem a critérios técnicos, ambientais e sociais. Na sua produção não são usados agrotóxicos, adubos químicos e sementes transgênicas. Daí se vê sua importância para a saúde da população e consequentemente para o futuro do planeta.
Os animais são criados de forma totalmente ecológica, pois não se aplicam nos mesmos hormônios e anabolizantes. Remédios e antibióticos só são administrados aos animais sob acompanhamento médico e estritamente para salvar a vida dos mesmos.
No Brasil a produção de alimentos orgânicos ainda é tímida e preços nada convidativos. Um dado muito interessante e que vale ser ressaltado é que o produtor de alimentos orgânicos preserva o meio ambiente, mantém o equilíbrio do ecossistema e a qualidade do solo. As técnicas de produção visam primeiramente a continuação da vida e o cuidado com o solo é indispensável através da rotatividade dos terrenos de plantio e preparados naturais para evitar e/ou eliminar pragas.
Acredito que a produção de alimentos orgânicos seja um ato de vanguarda e que os governos possam pautar suas ações nesse setor para que os preços diminuam e toda a população possa desfrutar de alimentos realmente saudáveis e limpos. E o melhor de tudo isso é que o meio ambiente agradece pelo fato ecológico em defender a vida e propagar saúde para todos.

Nenhum comentário: