Apesar desse período de poucas chuvas na nossa região temos ainda esse privilégio de reverenciar e desfrutar de imagens tão belas. Alguns mais saudosos dirão o quanto esse rio já foi mais caudaloso e hoje se destacam mais as pedras por todo seu leito. Ao menos nesse trecho observo a preservação ambiental tão necessária e básica da mata ciliar.
Mesmo com pouca água em seu leito muita vida podemos observar e isso é muito importante para preservação de vários ciclos biológicos e economicamente no sentido do abastecimento da cidade e das propriedades rurais que têm o rio como fonte primária de água.
É importante que toda a sociedade se conscientize na defesa e cuidado com os mananciais de água e o rio tem a importância na questão de água, árvores e um sem número de seres vivos dependentes desse ecossistema.
Defendo que o agricultor procure não usar agrotóxicos e adubos químicos que invariavelmente vão para os leitos de rios e nascentes. A solução ecológica existe e as instituições técnicas do governo certamente têm métodos e técnicas de manejo agrícolas sustentáveis. E assim, o agricultor produz alimentos limpos e saudáveis e preserva os rios e nascentes. Conserva a vida, a beleza, o planeta.
Fotos: José de Arimatéa dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário