domingo, 16 de setembro de 2012

CAMADA DE OZÔNIO


José de Arimatéa dos Santos

O gás ozônio envolve o planeta terra e tem a função de proteger animais e plantas dos raios ultravioleta vindos do sol. Funciona como um filtro. Sem o ozônio toda forma de vida seria aniquilada  por esses raios ultravioleta.
Desde década de 70 que cientistas alertam o mundo inteiro que a camada de ozônio vai diminuindo aos poucos. Fruto da exploração do homem de substâncias químicas que destroem essa camada. Óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores de veículos e gás carbônico produzidos pela queima de combustíveis fósseis, porém o que mais preocupa é o grupo de gases chamado de CFC(clorofluorcarbono). Os CFCs são encontrados nos fluidos refrigerantes de geladeiras, aparelhos de ar condicionado, e aerossóis.
Esses produtos que destroem a camada de ozônio de certa forma já têm um certo controle na sua produção e uso, mas mesmo assim as consequências para o clima do planeta são latentes. Altas temperaturas e a incidência de raios ultravioleta provocam doenças como o câncer de pele e diminuem a atividade do sistema imunológico dos seres humanos.
Já se tem um controle dos produtos que causam a destruição da camada de ozônio e aos poucos essa camada vai se recompondo. É importante sempre que a humanidade tenha a consciência de causar o mínimo de estrago a natureza e a vida. Assim, todos os processos vitais possam se desenrolar naturalmente e o planeta cheio de vida.

Nenhum comentário: