domingo, 31 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010 - SEGUNDO TURNO

Hoje levantei cedo e me preparei para fazer meu dever cívico de votar. Aqui em Rondônia temos segundo turno para governador. Cheguei em frente da escola que voto por volta das 07: 50 e ao entrar na fila da seção eleitoral só havia pouco mais de cinco eleitores. Chega rapidamente minha vez e em pouco segundos dou os meus votos.
A meu ver o Brasil está num caminho que não tem mais volta e simplesmente só confirmei minhas convicções a respeito da melhora em geral no país. Pelas minhas palavras não é necessário revelar meu voto, mas somente sacramentei de forma crítica o governo atual. Acredito que o que está dando certo não é necessário mudar para o passado. Passado não muito brilhante. Mas agora vamos olhar para o futuro e pelo meu voto(primeiro passo) continuar a luta por um país mais justo e soberano.
Já aqui em Rondônia optei pela mudança. Pois ao analisar esses oito anos, cheguei a conclusão que o grupo que está no poder não tem um discurso que me convença. Além do que minhas ideias a respeito de meio ambiente e educação são diametralmente opostas. Sei que em quem votei não muda tanto assim, mas se tem um pouco de diálogo(espero). Passo importante para se chegar a resolução de conflitos. O estado de Rondônia precisa de um gestor mais qualificado e acredito que fiz a escolha correta.
O brasileiro faz a sua parte que é ir votar nos candidatos. Apartir do momento que sair todos os resultados só esperamos que trabalhem para acabar de vez com essa desigualdade social que envergonha e muito o país. E que o Brasil se torne exemplo de cidadania, respeito a natureza e que todo cidadão tenha mais orgulho dessa pátria tão amada por todos nós. Essa é a esperança que todo eleitor deposita na urna eletrônica. Que assim seja!


sábado, 30 de outubro de 2010

SECA AMAZÔNICA

É preocupante essa seca que ora assola a região amazônica. Reportagens enfocam a baixa no nível dos rios da região. É ligar nos telejornais da tv e acompanhar a saga do povo amazônico a contar o quanto as águas dos rios abaixaram e ver o quanto de prejuízo esse fato traz para toda uma população. Esses dias vi a preocupação quanto a doenças advindas do uso da água contaminada. É necessário um maior cuidado principalmente com os que vivem as margens dos rios. Até o peixe está ficando difícil de pescar.
Esperamos que a situação melhore logo com a chegada das chuvas. Por enquanto a pluviosidade na região é de maneira esparsa. Não tem ainda uma regularidade que possa resolver de vez esse problema. Para a região amazônica este ano está sendo bem atípico. Seca, fumaça e altas temperaturas. Chuvas. Só assim para melhorar esse quadro.
Imagem: rio Madeira, Porto Velho, Rondônia
Foto: José de Arimatéa dos Santos

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

300 POSTAGENS


Com esta postagem nosso blog completa as 300 postagens. A grande maioria de minha própria autoria. São artigos e fotos que procuram ir a fundo nos assuntos variados que considero de suma importância. Nunca fiz levantamento qual assunto que mais comentei aqui. Mas com certeza o meio ambiente, futebol, pensamentos positivos, angústia(às vezes) e assuntos sobre a cidade que nasci(Barbalha) e na que resido atualmente em Rondônia(Santa Luzia do Oeste), o estado de Rondônia e política. Posso está esquecendo de enumerar outros assuntos como a cultura que é de grande importãncia para todos nós e que sempre destaco.

Quero agradecer muito a visita de todos. E fico mais ainda feliz quando deixam um comentário e com isso ajudam muito no complemento de minhas informações. Continuarei nesse caminho e procurarei inovar cada vez mais. Estudo um novo visual para o blog. Coisa mais atual e mais bonita. Sem deixar de ser o que é. Sempre no caminho da democracia e liberdade. O homem só é feliz quando tem sua liberdade e com ela luta por um mundo mais justo e solidário.

Agradeço aos mais de 30 amigos e amigas que tem a sua foto no espaço de seguidor do blog. O meu muito obrigado. Só entre julho, agosto, setembro e outubro chegamos até agora na impressionante marca de 3398 visistas. Nesses quatro últimos meses de 2010 estamos próximos do número de 4000 acessos. Eu simplesmente só agradeço. Muito obrigado!
Foto: José de Arimatéa dos Santos

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

TRABALHADOR DO SERVIÇO PÚBLICO

O trabalhador do serviço público tem o seu dia que é 28 de outubro. Trabalhador massacrado, com salário achatado e cada vez com direitos sendo a cada dia retirados por governos que não valorizam o ser humano. Só valorizam números e obras faraônicas. Para o servidor público só reposição salarial muitas das vezes num percentual abaixo dos 10%. Nada de perdas de inflação e de planos econômicos. Escuta-se sempre que governante tal é que foi bom, pois o salário era ótimo e havia uma política de valorização profissional. Engraçado, parece até que o funcionário público é inimigo do político de plantão.
Além de melhor salário, o servidor público precisa de melhores condições de trabalho e de carinho. Ele passou num concurso e tem toda competência para o bom andamento da máquina pública. E além do mais, sempre está na vanguarda na luta pelos seus direitos. Apesar de atualmente lutarmos para salvaguardar conquistas históricas, fruto da luta e suor de nossos colegas do passado. Isso deixa os empresários de orelha em pé que só veem o lucro e cada vez mais escraviza o trabalhador. A denúncia contra a exploração da mão-de-obra deve ser anunciada aos quatro ventos. E nessa caminhada devemos nos unir para aprovação de redução na jornada diária de trabalho. Menos horas de trabalho, abre-se novas vagas para mais trabalhadores. Além da ampliação da licença para a trabalhadora gestante e melhoria no salário mínimo.
Nesse dia do funcionário público é importante refletir sobre nossas condições atuais de trabalho e também comemorar. O funcionário público é muito importante para toda a população, principalmente os mais pobres que necessitam de escolas mais equipadas, hospitais que tratem todos dignamente e mais segurança mesmo. Isso é possível. Depende só da vontade e inversão de prioridades por parte do governante. Prioridade em primeiro lugar para o cidadão. Melhorar mesmo a vida de cada brasileiro. E o funcionário público está sempre pronto para contribuir e melhorar o atendimento ao público. Todas as homenagens ao funcionário público!
Imagens das escolas públicas onde trabalho - JK e CEEJA
Fotos: José de Arimatéa dos Santos

terça-feira, 26 de outubro de 2010

CHUVAS

A chuva chega e muda tudo. Acaba poeira, fumaça e diminui a temperatura. O clima fica mais ameno e nos dá mais esperança. Aquela imagem cinza de todo lugar se transforma e a cidade fica cada vez colorida e feliz. Acaba a mortandade de animais devido a seca. Seca que se abate sobre a nossa região amazônica e deixa os rios com baixo nível de água.
Mas as chuvas estão voltando. Aos poucos sim. Tudo bem. Sábado caiu um "pé d'água" e o tempo mudou praticamente drasticamente. E isso é bom. A chuva traz também saúde e dias melhores para todos nós. Acredito que aqui em Rondônia as coisas começam entrar nos eixos e na sua absoluta normalidade. Muito bom!
Foto: José de Arimatéa dos Santos

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

FUTEBOL, ARTE BRASILEIRA


Garrincha
Maradona
Romário
Zico
Tostão
Ronaldo Fenômeno
e
O maior de todos
Pelé!
Fotos: José de Arimatéa dos Santos

domingo, 24 de outubro de 2010

BELO DOMINGO EM SANTA LUZIA DO OESTE

Ontem aquela chuva à tarde deixou a noite um pouco melhor no que diz respeito ao clima. Um alívio para essa seca na amazônia e deixa o ar mais limpo e mais fresco. E a esperança que as chuvas apartir de agora sejam constantes deixam todos mais felizes.
Em postagens mais abaixo, vê-se minha preocupação com as altas temperaturas, clima seco e muita fumaça. Acredito que agora com a chegada das chuvas o clima muda e para bem melhor. As chuvas aliviam a vida de todos nós, pois fica melhor para trabalhar, passear e descansar.
Essa imagem é do início do ano, mas representa bem o clima nosso normal de muita chuva e calor no estado de Rondônia e consequentemente na cidade de Santa Luzia do Oeste. Numa economia agrícola, para o agricultor essa chuva representa muito e o deixa mais esperançoso por dias cada vez melhores. Hoje, belíssimo domingo!
Foto: José de Arimatéa dos Santos

sábado, 23 de outubro de 2010

O QUE É A VIDA?


Hoje logo cedo estava deitado e escutava o barulho de um gato. Fiquei bastante preocupado por causa do cachorro, meu animal de estimação, e logo levantei para ver o que acontecia fora de casa. Não foi surpresa para mim a cena que encheu meus olhos. Lord, o cachorro, brincava com um gatinho novinho. Fiquei com muita pena, pois Lord é um cachorro de tamanho um pouco elevado. Fiquei intrigado por que Lord não fazia barulho, só o gatinho. O gatinho tentava se defender e usava suas poucas forças para enfrentar o grande Lord. Infelizmente em vão. Peguei Lord pela coleira, a muito custo, e o prendi no lugarzinho dele. Quanto ao gatinho, esbaforido, quando cheguei perto dele e mexi para ver se estava vivo, reagiu contra mim. A morte para ele estava a espreita e o sopro de vida daquela pequena criatura se esvaía lentamente.

Outras vezes Lord matava suas presas pela madrugada e ao amanhecer via suas vítimas sempre na beirada da porta da frente da casa. Gato, pintinho e até gambá. Como ele é um cachorro grande e tem o instinto de caça tão presente no DNA dele que é só entrar no quintal de casa que ele ataca e pude ver hoje uma das suas vítimas tentar se desvencilhar de suas garras de toda maneira. Lord fica brincando e como tem mais força acaba matando suas pequenas vítimas.

Essa é a lei da natureza em que o cachorro tem total controlo de seu território e ao avistar algum oponente ataca. Estou bastante triste devido ao pouco tempo de vida do gatinho que se defendeu até o fim. Tenho comigo que momento a momento da nossa vida é se defender dos nossos inimigos. E olha que são muitos os nossos inimigos. Bactérias e vírus estão sempre a espreita para nos atacar e dar cabo das nossas existências. Resta-nos as nossas defesas que trabalham eficazmente e fazem com que a vida continue.

Vale o exemplo do gatinho ou gatinha(não observei o sexo) pela força e pela luta pela sobrevivência. Lutou até o fim de suas minúsculas forças para sobreviver. Que mesmo nos pequenos problemas temos forças para reagir e agir da forma mais criativa e forte para vencer nossos adversários. Todos nós podemos dar a volta por cima e sair vitoriosos de muito momento que achamos não ter saída. A vida é uma eterna luta pela sobrevivência. Com todas as nossas forças podemos vencer. Vencemos. A luta e a vitória são momentos de grandezas que representam a vida. Vida de luta, vida, vitória!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

UM SIMPLES JOGO DE FUTEBOL

Gosto de futebol e sou daqueles que acompanha tudo que se relaciona ao esporte mais querido pelos brasileiros. E essa paixão é desde tenra idade e agora me lembro das minhas leituras no jornal sobre o futebol e seus futebolistas. Na Copa de 1970 no México, todo menino que chutava bola se identicava com o rei Pelé, o maior de todos. E recordo que da janela da casa da minha avó materna acompanhei as grandes comemorações pelo tricampeonato do mundo. Ditadura militar e acredito hoje que foi uma das formas do povo extravasar a angústia da falta de liberdade.
Voltando ao futebol nosso de todo dia, estava eu assistindo Real Madri x Milan e observei uma falta de emoção no jogo jogado. Jogo preso a táticas e comando dos técnicos. Aquela ginga tão nossa e corriqueira em qualquer campinho de terra ou gramado que vemos diariamente faz falta. E quantas vezes pulei muro do estádio para ver futebol e muita emoção nas jogadas de grandes jogadores. Ou então nos anos oitenta as transmissões televisivas e radiofônicas de grandiosos espetáculos. Época que grande jogador fazia carreira em um único clube. E ai dele se transferir para o adversário. Mesmo atletas medianos causavam buchicho quando trocavam de camisas entre os rivais. Na volta de Roberto Dinamite do Barcelona para o Brasil especulou-se que iria para o Flamengo. Logo os dirigente vascaínos acertaram seu retorno. Seria uma tragédia seu maior ídolo jogar pelo time da Gávea.
Infelizmente, para se treinar a seleção do Brasil é necessário ser na europa onde os jogadores atuam. O brasileiro só vê seus maiores jogadores pela tv. Poucos atuam aqui no futebol brasileiro e isso empobrece cada vez mais esse esporte tão nacional e tão emocionante. O jovem brasileiro prefere camisas de times estrangeiros. Prefiro as camisas dos times brasileiros. Por que não se deliciar com as cores das camisas de times tradicionais como Paysandu, Remo, Fortaleza, Bahia, São Cristóvão, Caxias, Sampaio Correia, Ríver e tantos outros clubes brasileiros de grandes torcidas e muita tradição?
Foto: Alexandre Costa dos Santos

terça-feira, 19 de outubro de 2010

HORÁRIO DE VERÃO


O horário de verão está em vigor em boa parte do país. E os reflexos desse horário sentimos devido a programação da televisão que passa a ter, devido ao fuso horário, duas horas adiantadas. Toda a programação passa bem cedo. Ontem ao levantar por voltas das sete horas já passava o Esporte Espetacular. De certa forma é bom para nós, pois tudo passa bem mais cedo.

Uma coisa que estava observando é que cinco horas da manhã aqui parece ser já às seis. O sol já está bem alto e a temperatura idem. Ano bem atípico com pouquíssimas chuvas e algumas vezes o clima mais frio. Outros anos era chuva e temperaturas altas já com prenúncio de mais pluviosidade. Apesar disso, a "cara" do tempo já é de final de ano e agora só é esperar pelas festas de natal e ano novo. E olha que já estamos a dois passos das festas. Vários feriados fazem parecer que os dias e as semanas voam.

Espero que volte a normalidade o clima amazônico de muita chuva. Mas espero que sejam chuvas tranquilas e que muitas noites possamos dormir serenamente com o barulhinho dos pingos de água sobre as telhas de nossas casas. É sublime e maravilhoso a chuva cair serenamente à noite quando estamos descansando de mais um dia de labuta.

domingo, 17 de outubro de 2010

SOLIDARIEDADE

Um mundo solidário é possível. No resgate dos 33 mineiros no Chile vimos o quanto o ser humano se comove e se emociona com o drama das outras pessoas. Na quarta-feira chego no serviço e comento a respeito do ocorrido e falo que fui dormir cedo e não vi o início do resgate. Uma colega minha fala que se emocionou bastante quando o primeiro mineiro saiu da cápsula de resgate. E os momentos vividos pelos mineiros debaixo da terra comoveram todos nós. Esse fato representa bem o quanto o ser humano se preocupa com o outro, mesmo sendo pessoas não muito próximas.

Baseado no que falei acima é mais do que importante sentimentos tão nobres de querer bem e que nossos semelhantes possam ser felizes. Possam resolver seus problemas e ter pensamentos positivos. Nisso, vejo que é possível pensarmos no coletivo. Pensar num mundo em que todos tenham a oportunidade de viver a vida dignamente. Vida com trabalho, salários justos e sem violência. E o mais importante é que não seja explorado como vemos atualmente. Que se ampliem as conquistas sociais e a evolução de uma consciência ecológica. Só com o devido cuidado com a natureza será possível pensar em um mundo de paz e solidariedade.

Foto: José de Arimatéa dos Santos

sábado, 16 de outubro de 2010

VIOLENTAMENTE PACÍFICO - RAS MC LÉO CARLOS

Violentamente pacífico é um vídeo de Gabriel Teixeira realizado na periferia de Salvador, Bahia, com Ras Mc Léo Carlos(Festival Nacional a Imagem em 5 minutos - 2008).

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

AO MESTRE TODO CARINHO

O professor é o trabalhador que forma todos os outros trabalhadores. Por ele passa o médico, engenheiro, pedreiro, mecânico e... Ah! O político! Por que essa surpresa em relação ao político? Simplesmente por que é o político que pode e deve fazer tudo para a melhoria das condições de trabalho e vida do professor. Não vou ficar ocupando esse espaço para enumerar as reivindicações da classe. Que se ganha um salário indigno, falta condições de trabalho e desinteresse do aluno, são só alguns pontos que toda a sociedade brasileira é sabedora. Sabemos que o estado tem condições de resolver todos esses problemas e outros relevantes que afligem a educação nacional.
Eu como professor e acredito que todo colega tenha o mesmo pensamento em relação ao bom encaminhamento na vida dos nossos alunos. Fico deveras feliz quando meus alunos conseguem galgar postos em concursos públicos, conseguem se formar na faculdade ou cursos técnicos ou quando chegam na alta hierarquia de uma empresa. Saber que o cidadão aproveitou bem seus longos anos de cadeira de escola para aprender e crescer na vida. Que teve o interesse de buscar conhecimento e junto a mim soube entender minhas palavras e conselhos. Teve o discernimento de que a escola é o veículo para o conhecimento e o mestre o verdadeiro catalisador das ideias. Ideias que vão além dos conteúdos e transformam crianças e adolescentes em adultos ansiosos para crescerem através do estudo e cidadãos éticos e responsáveis.
A sociedade deve voltar a dar o verdadeiro valor aos seus mestres. Sem eles o que seria de nós? O conhecimento exige disciplina e muito força de vontade. Acredito que o professor bem valorizado e estimulado faz muito mais. Partindo daí, os jovens se voltarão para essa tão nobre profissão e as faculdades de educação se encherão de valores melhores ainda que ajudarão na melhoria do ensino. O governo precisa fazer a parte dele que é dar as condições mínimas de trabalho e salário. Preocupar-se realmente no ensino fundamental que é a base da melhoria em todos os aspectos da educação. E sempre falo aos meus alunos que sonho que o magistério ainda será uma das profissões mais disputadas pelos jovens. Assim, o futuro da nação estará garantido. Nossas crianças merecem esse futuro.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CEARÁ

Barbalha(Ce) e seus prédios históricos
Praia do Futuro, Fortaleza(Ce)
Ceará
Stress, nem pensar!
Lembranças da terra que nasci
Terra do sol
História
Belezas naturais
Ceará!
Fotos: José de Arimatéa dos Santos

terça-feira, 12 de outubro de 2010

FERIADO

NOSSA SENHORA APARECIDA
Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira do Brasil e como tal hoje o dia é dedicado a ela. Símbolo importantíssimo para grande parcela da população brasileira que neste dia faz suas orações para uma vida bem melhor. Pede conforto espiritual e agradece as bênçãos recebidas.
A fé remove montanha e a reza e a crença em Deus e em Nossa Senhora só reforçam o lado bom de todos nós. O Brasil é um país em que todas as crenças devem ser sempre revigoradas livremente e democraticamente. O povo brasileiro e sua religiosidade representam o que é de mais bonito em uma nação em suas maiores manifestações de fé e religiosidade. Viva Nossa Senhora de Aparecida!
CRIANÇAS
Todos nós fomos crianças um dia. E como tal, todos os dias são dias das crianças e lamentavelmente o consumismo nessa época é simplesmente danoso. Qualquer data comemorativa é transformada em vendas e mais vendas. O capitalismo não perdoa e massacra todos nós com propaganda de todo tipo falando a todo tempo da data. E as reportagens da tv giram em torno do assunto. Agora a pouco vendo um telejornal a reportagem dizia que os brinquedos que as crianças preferiam nesse ano eram os eletrônicos. Pura propaganda e o reforço da campanha capitalista para o consumo.
Sou do tempo que nós mesmos fazíamos nossos brinquedos e não tinha essa de brinquedo da moda. Tinha sim o calendário anual das brincadeiras. Época do pião, pipa e várias outras brincadeiras. Televisão só pra ver pouquíssimos seriados e desenhos.
Fazíamos nossos caminhões de lata e as rodas eram de chinelos velhos e os fusquinhas de plásticos eram cortados e enchidos de pedra para aguentar as corridas.
Mesmo com o consumismo desenfreado que vemos hoje a criança merece e deve ser feliz sempre. Viva as crianças!

domingo, 10 de outubro de 2010

LENNON SETENTÃO


John Lennon foi ativista da paz no mundo e lutou pelos direitos das mulheres e dos trabalhadores. Assuntos super atuais ainda hoje no mundo inteiro e além desses assuntos poderíamos colocar a luta por um meio ambiente equilibrado. Lennon e sua obra são inesquecíveis e em toda parte ele é lembrado pelo seu aniversário. Engraçado que personalidades desse naipe não envelhecem. As ideias permanecem circulando e sempre em voga mesmo Lennon não estando entre nós.

Beatles e sua rebeldia tão necessária nos anos sessenta de muito conservadorismo e de guerras, principalmente no Vietnã. A juventude escutando os meninos de Liverpool, a frente John Lennon, vai às ruas lutar por liberdade e melhores condições de vida.

Hoje, vê-se o quanto é grande o mito Lennon. As letras de suas canções representam o grito de quem quer paz, liberdade e igualdade de oportunidades, sejam negros, trabalhadores e mulheres. Ele diz ser sonhador, nós somos também. E esse sonho é possível. Basta cada ser humano na terra fazer um pouquinho e esse mundo pode ser outro. Um mundo de solidariedade, justiça, amor, fratenidade, paz. Esse é um mundo possível e ótimo para se viver. Fim da exploração do homem pelo homem. Planeta sustentável e cada ser humano se beneficiando das benesses da terra, mas de maneira correta e equilibrada. Lennon, imagine!
Foto: José de Arimatéa dos Santos

sábado, 9 de outubro de 2010

SOL FORTE

Nesses dias o sol forte e consequentemente temperaturas altas é o que sentimos ultimamente na nossa cidade de Santa Luzia do Oeste. O sol desponta logo bem cedo e ao levantarmos para mais um dia de labuta, pensamos até que estamos atrasados para nossos compromissos.
Estranhamos o fato de pouca chuva nesse período aqui em Rondônia. Mas acreditamos que esse sol muito forte logo dará lugar as chuvas tão características daqui da amazônia e um clima mais ameno tornará os dias mais prazerosos para trabalhar e para o nosso lazer. Além do mais os campos ficarão mais verdes e bonitos. Bom para o ser humano e para os outros animais. Esperamos que precipitações pluviométricas venham calmamente para a alegria de todos nós. Que assim seja!
Foto: José de Arimatéa dos Santos

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ALVORADA

Passam-se os dias nessa maratona que é a rotina do trabalho que não deixa de ser prazeroso para quem quer produzir e ajudar no desenvolvimento do país. E além do trabalho, podemos relacionar também o tão necessário lazer que é o descanso da labuta com a família e os amigos. A conversa jogada fora e suas intermináveis discussões sobre o futebol nosso de todo sempre. Ah! Entra também quem ganhou ou vai ganhar a corrida de Fórmula 1 e nesses tempos eleitorais as várias probabilidades deste ou daquele candidato ganhar as eleições. Mas a cada dia que nasce, nossas esperanças por dias melhores são sempre renovadas e a luta pela vitória e a alegria de viver estão sempre na pauta do dia. Amor, solidariedade, amizade, justiça são palavras que devem está no nosso dicionário. E que esses sentimentos aflorem a cada nascer do dia em cada um de nós. Assim, a luta diária de todos se torna cada vez mais mais suave e o nosso trabalho flui naturalmente e produzimos mais e melhor. Que os melhores sentimentos estejam sempre presentes nos nossos atos e o sorriso e a alegria sejam perenes e fortes.
Foto: José de Arimatéa dos Santos

terça-feira, 5 de outubro de 2010

ELEIÇÕES

Neste domingo foi realizada a festa da democracia em que o povo teve a chance de dizer que Brasil quer por mais quatro anos. Sei que para o cargo de Presidente da República e para governador em alguns estados ficou para ser decidido em segundo turno. Tudo mais natural e simples. Agora só são dois disputando e fica mais fácil para a escolha. Só tem uma coisa chata que é escutar a lenga, lenga dos candidatos por mais alguns dias até o dia do segundo turno. Espero que passe logo.
Para deputado e senador tudo praticamente decidido tal e coisa. Ah! Espero que a justiça ratifique a Lei da Ficha Limpa e barre esses candidatos sujos. O que tem de político não muito confiável que ganhou a eleição é pra ficar arrepiado e bastante preocupado. Muita carinha bem carimbada e experiente na safadeza na política. Esperar que se evolua os métodos de controle sobre os corruptos.
Por fim, acredito que apartir dessa eleição muita coisa pode melhorar no país no que tange a ética e o cuidado com o povo. Na administração de Lula muita coisa melhorou e muita coisa precisa ser consertada pra se diminuir tanto escândalo. São correções necessárias que com o passar dos anos é possível cada vez mais a cidadania está presente. É ter fé no futuro e na nossa força. A força do povo.

domingo, 3 de outubro de 2010

DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO

Na época do movimento das Diretas Já, fazia o segundo ano do ensino médio e como vivíamos ainda a ditadura militar não tinha a devida noção do que era eleição de uma maneira geral. Sei que pra prefeito e vereador as eleições ocorriam com frequência. Mas para a Presidente da República a sociedade brasileira lutava para todos os brasileiros terem a chance de escolher seus candidatos. Somente em 1989 o brasileiro teve a oportunidade de votar para o cargo de Presidente da República. Incrível era o número de candidatos que se apresentaram naquele pleito eleitoral. Fruto talvez do grande período em que o Brasil ficou sem poder democraticamente escolher seu presidente através do voto de toda a população.
Mais uma vez podemos escolher quem vai ocupar a cadeira de Luiz Inácio Lula da Silva apartir de janeiro de 2011. Novo período e que o Brasil continue nesse rumo de democracia e mais participação da sociedade na política. Após as Diretas Já, a sociedade brasileira evoluiu e hoje temos uma lei de iniciativa popular que de certa forma faz uma varredura no passado e presente de quem almeja um cargo público e mostra para o país os verdadeiros candidatos que tem Ficha Limpa. Quem sabe, logo, logo, teremos só pessoas honestas e sérias na política.
O poder emana do povo e como tal o povo deve depois de escolher seus candidatos fiscalizar, cobrar os planos de governo e projetos apresentados na época da propaganda eleitoral. Guardar bem o nome dos eleitos para após as eleições, acompanhar o mandato de cada um. Só assim estaremos exercendo a verdadeira cidadania. Cidadania que representa a luta por educação, saúde, emprego, segurança e meio ambiente de melhor qualidade. Que os eleitos trabalhem para a população em geral e lutem pelo fim da miséria e corrupção. Dessa maneira, o Brasil vai pra frente e o seu povo será mais alegre ainda.
Foto: José de Arimatéa dos Santos

sábado, 2 de outubro de 2010

LIBERDADE, LIBERDADE


Mais do que nunca se faz necessário avaliar a quanto anda a nossa liberdade. Liberdade de expressão, democrática e de ir e vir. Na democracia, a liberdade vem junto com a responsabilidade. Todo cidadão é responsável pelo que fala e pelos seus atos. Então, é simples. Não. Mas por que a liberdade não é tão simples assim como está em seu conceito? O homem complica tudo isso quando quer impor suas ideias e convicções para a a maioria. O que tem de déspotas travestidos de democratas é de perder a conta.

Querem por que querem manter seus privilégios aprisionando o povo com a opinião de um ou da cúpula e muitas das vezes recorrem ao anonimato. Atacam pelas sombras e pelas costas quem pensa diferente desses tiranos. Vê-se o quanto são covardes e põe na cabeça de muita gente princípios contra as pessoas que tem pensamento de vanguarda e já vive um mundo de paz e liberdade.

Eu particularmente sou a favor de todas as liberdades para todos os seres humanos do planeta terra. Nada de acomodação e abaixar a cabeça para certas coisas. Vamos ver tudo pelo ângulo da criticidade. Vamos jogar com o contraponto, contraditório e o diferente. Devemos saber conviver com os contrários, com os que pensam diferentes de nós. Mas de uma maneira clara, sem subterfúgios. Vamos dar a cara para a tapa. Defender nossos pontos de vista democraticamente.

Só assim veremos um mundo em que a mulher tenha a liberdade de usar ou não calça comprida, maquiar-se ou não, ser dirigente de igreja e alcançar os mais altos cargos da hierarquia nacional. Liberdade total. Com responsabilidade. Para todos sem preconceitos. Oportunidades iguais para homem e mulher. Todos nós somos capazes, ninguém é melhor que o outro. A humanidade pode e deve ser melhor. Essa é a luta pela paz e pelo verdadeiro amor entre todos nós.
Foto: José de Arimatéa dos Santos

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

NÚMEROS DO BLOG

Números de amigos e amigas que visitam esse blog:
Julho: 714 visitas
Agosto: 947 visitas
Setembro: 858
Por dia no mês de setembro o pico de acessos ao Blog foi de 46 e o dia de menos acessos foi de 13 visitas.
Em três meses tivemos 2519 visitas.
Temos visitas do
Brasil
Estados Unidos
Japão
Portugal
E outros recantos do planeta
Só tenho a agradecer
Muito obrigado!
Foto: Alexandre Costa dos Santos
Fonte: Estatística do Blogger