domingo, 3 de outubro de 2010

DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO

Na época do movimento das Diretas Já, fazia o segundo ano do ensino médio e como vivíamos ainda a ditadura militar não tinha a devida noção do que era eleição de uma maneira geral. Sei que pra prefeito e vereador as eleições ocorriam com frequência. Mas para a Presidente da República a sociedade brasileira lutava para todos os brasileiros terem a chance de escolher seus candidatos. Somente em 1989 o brasileiro teve a oportunidade de votar para o cargo de Presidente da República. Incrível era o número de candidatos que se apresentaram naquele pleito eleitoral. Fruto talvez do grande período em que o Brasil ficou sem poder democraticamente escolher seu presidente através do voto de toda a população.
Mais uma vez podemos escolher quem vai ocupar a cadeira de Luiz Inácio Lula da Silva apartir de janeiro de 2011. Novo período e que o Brasil continue nesse rumo de democracia e mais participação da sociedade na política. Após as Diretas Já, a sociedade brasileira evoluiu e hoje temos uma lei de iniciativa popular que de certa forma faz uma varredura no passado e presente de quem almeja um cargo público e mostra para o país os verdadeiros candidatos que tem Ficha Limpa. Quem sabe, logo, logo, teremos só pessoas honestas e sérias na política.
O poder emana do povo e como tal o povo deve depois de escolher seus candidatos fiscalizar, cobrar os planos de governo e projetos apresentados na época da propaganda eleitoral. Guardar bem o nome dos eleitos para após as eleições, acompanhar o mandato de cada um. Só assim estaremos exercendo a verdadeira cidadania. Cidadania que representa a luta por educação, saúde, emprego, segurança e meio ambiente de melhor qualidade. Que os eleitos trabalhem para a população em geral e lutem pelo fim da miséria e corrupção. Dessa maneira, o Brasil vai pra frente e o seu povo será mais alegre ainda.
Foto: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: