sábado, 2 de outubro de 2010

LIBERDADE, LIBERDADE


Mais do que nunca se faz necessário avaliar a quanto anda a nossa liberdade. Liberdade de expressão, democrática e de ir e vir. Na democracia, a liberdade vem junto com a responsabilidade. Todo cidadão é responsável pelo que fala e pelos seus atos. Então, é simples. Não. Mas por que a liberdade não é tão simples assim como está em seu conceito? O homem complica tudo isso quando quer impor suas ideias e convicções para a a maioria. O que tem de déspotas travestidos de democratas é de perder a conta.

Querem por que querem manter seus privilégios aprisionando o povo com a opinião de um ou da cúpula e muitas das vezes recorrem ao anonimato. Atacam pelas sombras e pelas costas quem pensa diferente desses tiranos. Vê-se o quanto são covardes e põe na cabeça de muita gente princípios contra as pessoas que tem pensamento de vanguarda e já vive um mundo de paz e liberdade.

Eu particularmente sou a favor de todas as liberdades para todos os seres humanos do planeta terra. Nada de acomodação e abaixar a cabeça para certas coisas. Vamos ver tudo pelo ângulo da criticidade. Vamos jogar com o contraponto, contraditório e o diferente. Devemos saber conviver com os contrários, com os que pensam diferentes de nós. Mas de uma maneira clara, sem subterfúgios. Vamos dar a cara para a tapa. Defender nossos pontos de vista democraticamente.

Só assim veremos um mundo em que a mulher tenha a liberdade de usar ou não calça comprida, maquiar-se ou não, ser dirigente de igreja e alcançar os mais altos cargos da hierarquia nacional. Liberdade total. Com responsabilidade. Para todos sem preconceitos. Oportunidades iguais para homem e mulher. Todos nós somos capazes, ninguém é melhor que o outro. A humanidade pode e deve ser melhor. Essa é a luta pela paz e pelo verdadeiro amor entre todos nós.
Foto: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: