sexta-feira, 15 de outubro de 2010

AO MESTRE TODO CARINHO

O professor é o trabalhador que forma todos os outros trabalhadores. Por ele passa o médico, engenheiro, pedreiro, mecânico e... Ah! O político! Por que essa surpresa em relação ao político? Simplesmente por que é o político que pode e deve fazer tudo para a melhoria das condições de trabalho e vida do professor. Não vou ficar ocupando esse espaço para enumerar as reivindicações da classe. Que se ganha um salário indigno, falta condições de trabalho e desinteresse do aluno, são só alguns pontos que toda a sociedade brasileira é sabedora. Sabemos que o estado tem condições de resolver todos esses problemas e outros relevantes que afligem a educação nacional.
Eu como professor e acredito que todo colega tenha o mesmo pensamento em relação ao bom encaminhamento na vida dos nossos alunos. Fico deveras feliz quando meus alunos conseguem galgar postos em concursos públicos, conseguem se formar na faculdade ou cursos técnicos ou quando chegam na alta hierarquia de uma empresa. Saber que o cidadão aproveitou bem seus longos anos de cadeira de escola para aprender e crescer na vida. Que teve o interesse de buscar conhecimento e junto a mim soube entender minhas palavras e conselhos. Teve o discernimento de que a escola é o veículo para o conhecimento e o mestre o verdadeiro catalisador das ideias. Ideias que vão além dos conteúdos e transformam crianças e adolescentes em adultos ansiosos para crescerem através do estudo e cidadãos éticos e responsáveis.
A sociedade deve voltar a dar o verdadeiro valor aos seus mestres. Sem eles o que seria de nós? O conhecimento exige disciplina e muito força de vontade. Acredito que o professor bem valorizado e estimulado faz muito mais. Partindo daí, os jovens se voltarão para essa tão nobre profissão e as faculdades de educação se encherão de valores melhores ainda que ajudarão na melhoria do ensino. O governo precisa fazer a parte dele que é dar as condições mínimas de trabalho e salário. Preocupar-se realmente no ensino fundamental que é a base da melhoria em todos os aspectos da educação. E sempre falo aos meus alunos que sonho que o magistério ainda será uma das profissões mais disputadas pelos jovens. Assim, o futuro da nação estará garantido. Nossas crianças merecem esse futuro.

3 comentários:

Universitários Kariri disse...

Valeu Mestre!!!
Eu sou daqueles que gosta e teima em acreditar nas possibilidades.
Portanto, continuo acreditando que um dia, seremos capazes de deixar os nossos filhos a dois passos da realização de nossas verdades.
Saudações Socialistas.
Hildegardis Ferreira
Terra dos Kariris
"Lugar onde nasce o dia!"

José de Arimatéa dos Santos disse...

Valeu Hildegardis,
Os sonhos são para serem sonhados e lutar por outra realidade. Realidade em que o povo é o protagonista da história.
Muito obrigado, sempre!
Abraço!

Dra.Renata Avila Giovannoni disse...

Bonito seu texto em homenagem ao professor.Muito sabiamente dito por você, que esta profissão é o suporte e caminho as demais profissões, então não poderia esquecer de deixar meu recado concordando plenamente com seu texto!