domingo, 7 de novembro de 2010

BRINCADEIRAS

Vendo agora o programa de Rolandro Boldrin, Senhor Brasil, Tv Cultura e ele relembrando das brincadeiras de quando criança. Lembrei-me também dessas brincadeiras na minha infância. Hoje dificilmente se vê essas brincadeiras. Ele falavra de bola de meia e jogava bola no meio da rua. Parava de jogar o futebol quando vinha a boiada pela rua. Já comigo o jogo só parava quando vinha algum carro. Aquele que estava com a bola segurava no pé e parava a peleja. Passou o carro, continuava o jogo, verdadeira final de Copa do Mundo.
Não tínhamos ainda jogos eletrônicos. Os carrinhos eram fuscas de plásticos. Enchíamos de pedra para o carro ficar mais pesado. Ou quando a gente fabricava os caminhões de madeira e lata de óleo de soja. Geralmente as rodas eram de chinelos havaianas. Tudo feito de forma artesanal. Cada brincadeira tinha um calendário. Época do pião ou época da arraia ou papagaio.
Cada tempo e suas brincadeiras. Todas têm importância no desenvolvimento da criança e levamos até a fase adulta. Lembrando e matando saudades dos tempos de criança. Isso tudo faz parte da nossa vida e nos eleva mais ainda na aprendizagem e faz-nos mais felizes.
Fotos: José de Arimatéa dos Santos



Nenhum comentário: