sábado, 20 de novembro de 2010

JUSTIÇA


Mais do que natural a reparação a tudo que os negros sofreram aqui no Brasil na época da escravidão e nos dias atuais. Os negros conquistaram a liberdade depois de muitas lutas e Zumbi dos Palmares hoje é um heroi negro. Depois de muitos anos engolindo só herois brancos temos também os verdadeiros herois negros. Além de Zumbi podemos acrescentar uma legião de brasileiros que são discriminados devido a sua cor. Discriminar por cor ou por qualquer critério é falta de inteligência sem sombra de dúvidas. Mas hoje é o dia da Consciência Negra. Povo brasileiro como nós que contribui para o crescimento dessa nação. Brasil sem discriminação e a maioria dos brasileiros aprova. Brasil de todos brasileiros.

No futebol, na música e em todas as artes encontramos a contribuição desse povo lutador e é muito importante destacar sua inteligência em figuras como Pelé, Gilberto Gil, Senador Paulo Paim e muita gente do povo que brilha intensamente na luta do dia-a-dia. Brasileiros fortes e corajosos que mesmo na indiferença de poucos sobrevive e luta por melhores dias. O povo brasileiro tem sangue de negro é só observar na culinária, na ginga do samba e no drible do futebol. Gente que não tem medo de ser feliz e só quer a verdadeira e tão necessária reparação por longos anos de escravidão e submissão. A inserção do negro na sociedade é feita aos poucos, mas que os afro-descendentes ocuparão o espaço deles é só uma questão de tempo.

Uma sociedade não pode e nem deve ser dividida em hipótese nenhuma. Todos nós somos seres humanos e temos todos os direitos por igual. A própria Constituição diz que somos iguais perante a lei e como tal a luta é essa. Igualdade e justiça. E o justo é que o brasileiro seja feliz e consiga galgar todos os postos na política ou outro setor da forma mais igual e solidária. Assim o dia da Consciência Negra será um dia de festas e consagração da cultura brasileira. Samba, pagode, axé!
Foto: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: