terça-feira, 23 de novembro de 2010

O RÁDIO

Gosto de escutar rádio principalmente o AM, mas não tenho nenhum preconceito a respeito do rádio FM. A grande magia do rádio é a imaginação. Quantas vezes as ouvintes não se pegam imaginanado como é fisicamente o locutor. Tem até aquela história da ouvinte de rádio que queria por que queria conhecer determinado locutor. Ao conhecê-lo se decepcionou. A pouca beleza do locutor a deixou um pouco desapontada. Ela achava que o locutor seria bonito fisicamente da mesma maneira da voz dele. Tem também a beleza de ouvirmos um jogo de futebol pelo rádio. Eu particularmente acho incrível a rapidez no raciocínio e no vocabulário dos narradores de futebol. Sem falar no estilo de cada um. A narração futebolística através do rádio é totalmente revolucionária, pois cada profissional tem uma maneira bem peculiar de narrar o que acontece nas quatro linhas de um campo de futebol. Não é aquela narração muitas das vezes tão igual e sem novidades da maioria dos narradores de tv.
Lembro que na minha infância depois de ir a escola e ter brincado bastante se deleitava em ficar observando o trabalho dos locutores do serviço de som do Círculo Operário São José, em Barbalha(Ce). Serviço de som funcionava na parte de baixo do hoje prédio da Caixa Econômica. Embrião de vários locutores barbalhenses e do rádio caririense. Credito a qualidade musical da programação desse serviço de som ao que gosto de ouvir. Tocava-se dos Beatles a Luiz Gonzaga, passando pela Jovem Guarda e a música dos artistas cearenses. Tocava-se também Chico Buarque, Caetano, Gil,...
O rádio com o advento da internet só tem a crescer mais. Pena que hoje em dia a qualidade das músicas tocadas são de uma pobreza extrema. A música regional quase não se toca e os artistas locais são relegados ao último plano. A cultura de cada região necessita ser valoriazada. Pois assim podemos escutar o sotaque tão característico de cada região desse imenso Brasil. O rádio nos acompanha em todo lugar. Essa é a vantagem dessa mídia em que podemos trabalhar ou se divertir tranquilamente e ele está do lado. Além da diversão o rádio informa primeiro. Ao vivo podemos escutar os últimos acontecimentos na cidade ou no mundo. Enfim, o rádio é o verdadeiro companheiro nosso de todo dia.





Nenhum comentário: