sexta-feira, 26 de novembro de 2010

PERÍODO DE CHUVAS NA AMAZÔNIA

No decorrer do ano me reportei várias vezes a respeito do clima aqui em Rondônia e na cidade de Santa Luzia do Oeste. Um ano de muita seca e temperatura bastante alta que incomodou e tanto. Dias em que o sol raiol e bem intensamente. Sem falar que as queimadas voltaram a todo vapor. É tanto que logo cedo pela manhã o incômodo com a fumaça era visível e constante pelo o quadro que se avistava e descortinava no horizonte nos céus de Rondônia.
Mas agora o quadro começa a mudar e para bem melhor. As chuvas estão chegando e a quentura bem característica dessa época está bem presente. Esse é o verdadeiro clima amazônico de muito verde e muita chuva. As plantas, os rios, animais e nós seres humanos ficamos muito agradecidos. Com chuva tudo fica bem diferente e alegre.
Essa foto do lado é do mês de agosto e é fácil observar como era o clima na época. Muito preocupante, pois não caía uma gota de chuva e como já expus acima a fumaça tomava de conta de todos os espaços. Tanto que a paisagem que se vê na foto é esbranquiçada pela fumaça.
Já a imagem de cima e à direita é do início do mês e o que se nota é presença forte e bela do verde. Muitas nuvens que anunciam período de chuva.
Portanto, ao findar 2010 observamos um novo quadro que é de chuva e mais chuva. Muito bom!
Fotos: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: