segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O RÁDIO

O rádio é vanguarda na comunicação e um grande companheiro em qualquer hora. Mesmo com a introdução de novas tecnologias esse meio de comunicação sobrevive e se destaca cada vez mais devido principalmente a sua grande aproximação com o ouvinte. Notícia, música e entretenimento é o tripé da programação do rádio que infelizmente empobrece a cada dia devido musicalmente faltar a variedade de estilos. Só toca um único tipo de música. E cá entre nós de péssima qualidade. Para mim rádio tem que tocar tudo.
Quantas noites ficava a escutar as rádios internacionais com programação em português, além das grandes emissoras nacionais e principalmente os grandes locutores do rádio esportivo nacional. Prefiro o rádio AM por que tem ainda um linguajar do povo e sem firulas. Peca um pouco o som que ainda é um pouco ruim e quando se escuta à noite e chove aí é que o som fica mais ruim. Para mim como ouvinte não tem coisa melhor que ficar trocando de rádio e quanto mais distante melhor. O som tem uma hora que vai sumindo, sumindo e logo volta aquele som bem potente. O som some poucos segundos bem no melhor momento do futebol ou da música.
Com a internet podemos escutar nossas rádios preferidas e com um som de boa qualidade. Isso é bom, pois estaremos sempre ligados com o que acontece com a região que nascemos e temos as nossas raízes. É importante ressaltar também a web rádio onde é possível escutar uma programação mais rebuscada e de melhor qualidade. Sem sombra de dúvidas o rádio se revigora com as novas tecnologias e a tendência é de melhora para nós ouvintes dessa mídia.
Infelizmente no aspecto político as emissoras de rádio não têm independência por pertencer a grupos políticos e esse fato se reflete no caráter parcial de muita notícia. Isso significa um deserviço a democracia e vale tudo para desinformar a população. Outro aspecto que enfatizo é que hoje é meio complicado ter algum programa de rádio que faça a classificação das músicas, pois só tocará um estilo musical. Dificilmente escuta-se hoje em dia uma programação que nos contemple com MPB, rock, forró(estilo Luiz Gonzaga), música brega e regional, além da música internacional.
Mas mesmo assim  gosto e muito de ouvir rádio. Seja através do aparelho de rádio, pelo celular e pelo computador. Para mim mesmo que o futebol passe na tv a narração não chega perto do rádio. As notícias acontecem na hora e ao vivo e o repórter anuncia aos quatro ventos e a cidade fica bem informada. O rádio parece muito com o livro por que o ouvinte imagina como as coisas acontecem. É assim quando lemos um bom livro de literatura. Vamos formando na mente as cenas de acordo com o desenrolar da história. Portanto, o rádio é essencial. 

Nenhum comentário: