quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A REGIÃO NORTE É TAMBÉM BRASIL

Porto Velho, Ro
Invariavelmente vemos na mídia, principalmente do sudeste do país, confundirem o estado de Rondônia com Roraima. A confusão é quanto a sigla e acredito até em má vontade de pesquisar direito e acertar na informação. Já tive oportunidade de telefonar a um programa esportivo ao vivo de uma tv de São Paulo para informar aos locutores do programa que a sigla  Ro é Rondônia e não Roraima. Mas a desinformação ou o desinteresse pela região norte do país é latente. Já melhorou um bocado, pois propagavam através das novelas que aqui só existia mata, índios e animais vagando pelas cidades.  
Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Esta semana mesmo estava a ver um noticioso de uma grande rede de televisão que comentava a respeito da temperatura. Anunciava as altas temperaturas e eu sempre procuro observar as condições climáticas de Rondônia e do Brasil. E para espanto meu a região norte do Brasil foi excluída da notícia e fiquei pensando do porquê de não anunciar a temperatura de Rondônia ou da região amazônica. A repórter falou de todas as regiões, exceto a norte. Somente até a Cuiabá que é da região Centro Oeste.
Rio Madeira
Lamentável em todos os sentidos essas desinformações que refletem bem o desprezo com as regiões mais distantes dos centros ditos "civilizados". Eles não sabem o quanto estão perdendo pela beleza da região amazônica, riquezas naturais e de seu povo tão alegre e festivo. Faço esse protesto e acredito que nós que vivemos na amazônia continuaremos na luta diária para desenvolver e fazer desse país mais forte e equilibrado economicamente em todos os recantos desse Brasil enorme. E para finalizar espero que tenham mais cuidado na informação e tratem a região norte com o cuidado e o carinho que essa recanto merece.
Fotos: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: