terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PROTEÇÃO AOS RIOS


José de Arimatéa dos Santos

Não só os rios necessitam de proteção e carinho. Posso relacionar também os córregos, riachos e principalmente as nascentes. Esse cuidado tão necessário pode ser feito pelo próprio dono da propriedade que tem esse privilégio de ter um rio a passar por suas terras ou por ter uma nascente.
As leis ambientais amparam os rios e vale destacar a importância do trabalho dos órgãos ambientais na defesa dos recursos naturais. E é importante que cada um faça a sua parte, principalmente o agricultor no cuidado com esse rico patrimônio disponível e que representa a continuidade da vida.
O rio necessita de uma mata ciliar consistente, pois representa a verdadeira defesa natural desse patrimônio ecológico. É importante o cuidado para que o rio não seja poluído com inseticidas usados na agricultura e não fazer do rio o escoamento de esgotos domésticos.
É do rio que o ser humano e demais animais se alimentam e usam a água para matar a sede, além do lazer. Vale aqui um o questionamento e um olhar para o futuro. Que a conscientização ecológica seja a verdadeira mudança para um mundo mais ecológico e o verdadeiro respeito para com o planeta.

Nenhum comentário: