sexta-feira, 19 de julho de 2013

FUTEBOL, PAIXÃO DE TODOS

José de Arimatéa dos Santos
O futebol é antes de tudo paixão, emoção e alegria. O que não devemos esquecer nunca que o futebol se resume tão somente a uma partida futebolística. Acabou a peleja e a alegria é para quem ganhou e o perdedor visar o próximo jogo e aquela esperança que tudo pode ser diferente. Não combina futebol e violência. Combina sim a brincadeira de quem ganhou, porém com muito respeito ao derrotado. É aquela coisa tão batida que o vencedor de hoje pode ser o derrotado de amanhã.
Outra característica tão maravilhosa do futebol é que as pelejas são realizadas em todo lugar. Sejam no meio da rua, nas esquinas de qualquer cidade, campinho com grama ou em terra batida ou ainda na escolinha de futebol. E o futebol é jogado nos lugares mais ricos, glamourosos e também em locais paupérrimos em que as crianças improvisam a bola. Bola de meia, plástico e bola oficial e de marca. Não importa. O que vale é o esporte numa certeza da disputa e melhor através da busca e da promoção do lúdico e da saúde.
Futebol que reúne multidões no Maracanã, Wembley e também no campinho do bairro, várzea ou do sítio. Futebol de alegria. Futebol do grande jogador e também do péssimo jogador e de pouquíssimos recursos futebolísticos. Grandes jogadores surgem a todo instante. Citar os grandes é muito fácil. Pelé é o melhor de todos. Garrincha, Maradona, Messi, Rivelino, Ronaldo Nazário, Zico e tantos outros grandes jogadores.
Futebol de todo dia e de todo lugar. Futebol na escola e a confraternização que o esporte promove nas festas de comunidade. Resenha dos torcedores que muitas vezes no calor da emoção apelam para o número de títulos e vitórias de seu time em detrimento do rival. Mesmo com o extremismo de alguns que chega a violência sem sentido e que espanta muito amante do futebol, a emoção, a alegria e beleza do futebol une a todos. Que alegria é o futebol e com muitos gols e jogadas maravilhosas dos grandes atletas. Esse é o futebol. Mágico.

Nenhum comentário: