sábado, 13 de julho de 2013

ROCK AND ROLL, ROCK


Gênero musical que surgiu na década de 50 do século passado chamado originalmente como "Rock and roll" e teve como influências o blues, rockabilly e música country. Rapidamente caiu no gosto da juventude devido ao som dançante e trepidante e a música "Around the clock" de Bill Harley é o primeiro sucesso em 1955. Daí surgiram grupos e cantores onde se destacaram Elvis Presley, Fats Domino e Chuck Berry.
A partir do ano de 1960 o "Rock and roll" passa a ser tão somente "Rock" com o surgimento em Liverpool da maior banda de rock de todos os tempos e composta por John Lennon, Paul Mccartney, George Harrison e Ringo Star. Essa era a composição da banda "The Beatles" que influenciou e ainda influencia gerações e gerações da juventude mundial. E nessa época surgiram também outros grupos de rock como o "The Rolling Stones", "The Who", "The Doors" e "The Yardbirds". 
Nisso, o rock estoura em todas as partes do mundo e cantores como Bob Dylan, Neil Young, Jimi Hendrix e assim as misturas de estilos vão se moldando num rock bem característico de cada região do planeta. Misturas variadas do rock que vão do reggae, vindo da Jamaica, através de Bob Marley e passando por Michael Jackson, Madona, U2, Guns N'Roses, Metallica, Sepultura, Led Zepelin, Black Sabbath, Queen até o Nirvana.
No Brasil o rock ganha mais visibilidade através do estrondoso sucesso de Cely Campello, na década de 60, com as músicas "Estúpido Cupido" e "Banho de Lua" que desembocam na Jovem Guarda e daí se destacam Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Renato e Seus Blues Caps, Ronnie Von, Wanderléa, entre outros. Raul Seixas torna-se o ícone do rock nacional, além de Rita Lee, e a partir da década de 80 há o grande estouro desse ritmo nesse país verde e amarelo com a consolidação do rock nacional com  grupos Engenheiros do Hawaii, Capital Inicial, Blitz, RPM, Ira, Os Paralamas do Sucesso, Titãs, Barão Vermelho e Legião Urbana. Surgem nomes como Lobão, Cazuza, Sandra de Sá, Leo Jaime, Marina Lima, Lulu Santos, Arnaldo Antunes. E mesmo sendo líder da banda Legião Urbana, Renato Russo tem que ser exaltado por sua grande importância na música brasileira contemporânea e do rock.
O rock é um gênero musical de sucesso no mundo inteiro devido principalmente ao sentimento de liberdade e muitas letras de suas músicas levam ao cidadão para a reflexão e ao questionamento da vida, do amor e da luta por um mundo de fraternidade e paz.

Nenhum comentário: