sábado, 20 de julho de 2013

O VAQUEIRO NORDESTINO

Imagem extraída do http://wwwavasma.blogspot.com
Figura clássica da paisagem da região nordeste do Brasil. É o vaqueiro que adentra a caatinga a procura da rês desgarrada do rebanho. Nisso, enfrenta uma vegetação inóspita e cheia de perigos.
Contudo a vestimenta que ele usa parece um armadura e que verdadeiramente protege esse homem nordestino. A roupa do vaqueiro nordestino é certamente uma obra de arte por suas características tão peculiares e de uma beleza rara.
Seja na seca ou em períodos de chuvas está lá o vaqueiro no seu trabalho árduo no campo. Brasileiro cheio de fibra e com seu trabalho que é inspiração para os poetas do sertão nordestino que tão bem cantam esse brasileiro e sua atividade. Versos, rimas e cantorias que valorizam cada vez mais o vaqueiro nordestino.
Não podemos deixar de ressaltar a importância crucial do vaqueiro no campo, porém é sabida que as condições de vida do vaqueiro e de outros milhões de nordestinos precisam e muito de melhoras. Que o trabalho do vaqueiro seja realmente valorizado e melhores condições de vida para esse povo do nordeste.
Todas as homenagens ao vaqueiro nordestino. Brasileiro corajoso. Nordestino lutador e um trabalhador do campo que tão bem combina com a caatinga e suas riquezas naturais. Nordestino rico em rima dos poetas e cantores do sertão. Viva o vaqueiro nordestino!
 

Um comentário:

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia
Arimatéa
Como vai?
sim...o Brasil, com seu tamanho continental, com muita "raiz e tradições" q quase não temos total conhecimento.
Parabéns ao vaqueiro, que merece ser reconhecido pela sua bravura, já que enfrenta todo tipo de adversidade,( principalmente no Nordeste,) região castigada pelo rigor climático, principalmente na época de estio.
Parabéns pela postagem!
Obrigado pelo carinho de sempre
Belo domingo
Bela semana
Abração