domingo, 18 de agosto de 2013

CLIMA SECO

José de Arimatéa dos Santos
Por essas bandas da amazônia, mais precisamente Rondônia, nesse período do ano prevalece esse clima que nos traz alguns transtornos. As chuvas diminuem e como diminuem e a poeira toma conta. Certo que esses dias o frio deu uma passadinha. Aliviou um pouco as altas temperaturas. Foi muito bom.
O que me preocupa são as queimadas urbanas. Ainda bem que as queimadas na zona rural diminuíram e praticamente não se vê mais essa prática. Enquanto isso na cidade alguns desavisados ainda tocam fogo em lixo e folhas das árvores. Chega o final do dia e a cidade num fumacê só e o clima mais pesado ainda. A dificuldade de respirar é latente e a revolta de que tem problemas respiratórios.
O alento vem do trabalho de conscientização do Ministério Público para que toda comunidade tenha a devida consciência em não fazer as famosas queimadas urbanas. Junta tudo em recipientes próprios e coloca em local estratégico para que a coleta municipal de lixo os recolha e dê o destino correto a esses dejetos.
Somente através da solidariedade e consciência ecológica pode-se acabar com essa prática danosa ao meio ambiente. E as pessoas que têm problemas de saúde devido ao clima desse período, acrescidos às queimadas agradecem e o nosso clima já seco, esperam novos dias sem poluição das queimadas e uma melhora na qualidade de vida.

Nenhum comentário: