José de Arimatéa dos Santos |
Por essas bandas da amazônia, mais precisamente Rondônia, nesse período do ano prevalece esse clima que nos traz alguns transtornos. As chuvas diminuem e como diminuem e a poeira toma conta. Certo que esses dias o frio deu uma passadinha. Aliviou um pouco as altas temperaturas. Foi muito bom.
O que me preocupa são as queimadas urbanas. Ainda bem que as queimadas na zona rural diminuíram e praticamente não se vê mais essa prática. Enquanto isso na cidade alguns desavisados ainda tocam fogo em lixo e folhas das árvores. Chega o final do dia e a cidade num fumacê só e o clima mais pesado ainda. A dificuldade de respirar é latente e a revolta de que tem problemas respiratórios.
O alento vem do trabalho de conscientização do Ministério Público para que toda comunidade tenha a devida consciência em não fazer as famosas queimadas urbanas. Junta tudo em recipientes próprios e coloca em local estratégico para que a coleta municipal de lixo os recolha e dê o destino correto a esses dejetos.
Somente através da solidariedade e consciência ecológica pode-se acabar com essa prática danosa ao meio ambiente. E as pessoas que têm problemas de saúde devido ao clima desse período, acrescidos às queimadas agradecem e o nosso clima já seco, esperam novos dias sem poluição das queimadas e uma melhora na qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário