sexta-feira, 23 de agosto de 2013

QUEIMADAS URBANAS

Tocar fogo em lixo, folhas e restos de galhos de árvores contribui e muito para que o nosso meio ambiente fique cada vez mais insuportável. Certamente a dona de casa quando sente o cheiro de fumaça e suas roupas no varal fica deveras preocupada pelo cheiro característico da fumaça que se impregna nas roupas deixando-as sujas. O problema das queimadas é mais preocupante devido o clima seco desse período em que praticamente não chove. Juntam-se a tudo isso a poeira e o calor que favorecem a um quadro danoso para quem sofre de problemas respiratórios. Nisso, os hospitais públicos recebem mais pacientes para tratamento e assim acarreta mais despesas médicas para o município e para os cidadãos.
José de Arimatéa dos Santos
É no final da tarde que em todo redor da cidade se sente e vê um clima pesado advindos da poeira, vento, calor e fumaça. É bom enfocar que além dos problemas acima citados que as queimadas urbanas reforçam a poluição, pois o lixo incinerado produz gases tóxicos que podem causar doenças crônicas. Nem vou me alongar ao crime ambiental quanto à saúde do planeta terra através dessas queimadas e a proliferação de gases na atmosfera.
Louvável a atitude do M.P.(Ministério Público) que desencadeou uma campanha de conscientização para que os moradores de Santa Luzia do Oeste abandonem essa prática danosa a ecologia e a saúde de todos residentes nesse município rondoniense. Importante que folhas e demais resíduos sejam acondicionados devidamente e postos em local estratégico para que a coleta municipal de lixo os recolha e dê o necessário destino.
O fim das queimadas urbanas representa a verdadeira evolução de cada cidadão consciente numa certeza que a solidariedade e a fraternidade entre todos os entes da comunidade santaluziense significam o real cuidado e a preocupação com os rumos dessa próspera e jovem cidade.
 

 

Nenhum comentário: