domingo, 29 de agosto de 2010

CLIMA AMAZÔNICO

Esses dias fiz comparação quanto ao clima que vivemos hoje com o que é normal aqui nessa nossa região. Estava eu numa tarde bem quente e muita fumaça e pensei: vou dar uma volta e tirar algumas fotos. Já fazia um bom tempo que o clima nosso não tinha se transformado tão abruptamente e logo que registrei as imagens me surpreendi deveras. Quando já vinha embora na estrada me deu o estalo e pensei: faltou uma imagem da estrada. Voltei e registrei as imagens. Isso é para só reforçar o que passa atualmente o homem e a mulher da amazônia.
É incrível e revoltante que não tem candidato nenhum se referindo sobre esse clima que vivemos hoje no estado de Rondônia. Faz um bom tempo que não cai uma gota dos céus, clima seco, tudo seco e pra piorar fumaça. Muita fumaça. Aeroporto de Porto Velho fechado para pousos e decolagens. Culpa: fumaça. Um dos jornais daqui de Rondônia, Diário da Amazônia, estampa em sua primeira página: "Fumaça fecha aeroporto". O que isso significa? Significa prejuízo para a economia do estado. Só que o mais prejudicado é quem vive por aqui. A população que sofre com as mais diversas alergias. Mais remédios e hospital.
Todo esse clima atualmente serve para uma reflexão sobre o que a humanidade está a fazer com o nosso planeta. A terra necessita mais do que nunca de carinho e amor. E o que é de lascar que tem deputado que defende o novo Código Florestal brasileiro. Que nos seus artigos dá a senha para novas derrubadas e mais queimadas. Fumaça. Mais fumaça. O meio ambiente deve ser cuidado em todas as suas formas. Explorar com muito cuidado, com muito estudo e muita razão. Não se admite mais essas queimadas que causam tanto transtornos para toda uma população. Amadurecimento do sentimento ecológico se faz mais do que necessário, além do rigor da lei para quem não se preocupa com a vida. A vida aqui na terra pede socorro!
Fotos: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: