quinta-feira, 26 de agosto de 2010

QUANTA DIFERENÇA!

Ultimamente o clima por essas bandas do Brasil endoidou de vez. Aqui em Rondônia temos sofrido com temperaturas altas principalmente depois de meio dia. A temperatura deve está beirando os 38 graus Celsius. Clima super abafado e insuportável que deixa muitas das vezes uma sensação de moleza no corpo. Pra completar o quadro, temos que aguentar essa fumaça advinda de queimadas em quase toda região amazônica. Dias bastante quentes e madrugadas frias. Verdadeiro clima de deserto.
Umidade baixa e cenário que se vê é o mato seco. Qualquer ponta de cigarro acesso pode desencadear muito fogo e fumaça. Quem sofre de alergias está passando uma situação difícil.


A amazônia, estado de Rondônia em especial, de clima quente e úmido, hoje o que se vê e sente é uma realidade bem diferente. Fazia um bom tempo que não pássavamos por uma quadra tão seca e calorenta. E pra piorar tudo com muita fumaça, fruto de queimadas que neste ano voltou a todo vapor.


Nesta situação é importante que os órgãos ambientais possam ficar de olhos mais atentos para esse quadro e para o ano acabar de vez com essas queimadas criminosas. Nesses dias o aeroporto de Porto Velho esteve fechado para pousos e decolagem devido as queimadas. Olha só o prejuízo qu advém desse clima doido. Mais do que nunca se faz necessário que todos brasileiros que vivem aqui na amazônia tenham logo o prazer das chuvas. Só assim se acaba com essa fumaça que irrita nossos olhos e o clima da região fica mais limpo.
Imagens: a da esquerda é de junho de 2009 e da direita é de agosto de 2010
Fotos: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: