segunda-feira, 23 de agosto de 2010

FOLCLORE, MANIFESTAÇÃO DO POVO

O que esta foto nesta postagem tem a ver com folclore? Acredito ter tudo. Essa é a Igreja do Rosário da cidade de Barbalha, estado do Ceará. Cidade cearense conhecida pelas suas manifestações folclóricas. No mês de junho a Festa de Santo Antônio transforma Barbalha no centro da cultura popular.


O folclore significa toda manifestação do povo. E no interior brasileiro a presença do folclore é mais presente. As manifestações folclóricas infelizmente, remam contra a maré devido a massacrante propaganda e divulgação de músicas e danças importadas. Mas mesma assim os verdadeiros folcloristas lutam para a preservação do verdadeiro folclore brasileiro.
O carnaval brasileiro é a manifestação folclórica mais conhecida, mas podemos citar também o Festival de Parintins no Amazonas. Além do forró e as danças bem brasileiras.
O folclore deve ser estudado mais nas escolas e dessa forma a cultura bem brasileira e do povo será sempre lembrada pelas gerações futuras. Quem nunca se deliciou com a Folia de Reis no mês de janeiro?
Portanto, só em ser uma manifestação popular e com raízes bem profundas com a história do Brasil, o folclore deve ser sempre lembrado e incentivado em todos os rincões desse imenso país. O folclore está presente em cada canto do Brasil. Em cada cidade o folclore colore e alegra todos nós, deixando cada brasileiro orgulhoso da verdadeira cultura nacional.
Foto: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: