quarta-feira, 22 de agosto de 2012

FOLCLORE, CULTURA DO POVO

Imagem: Google Images
Folclore(folk = povo, lore = saber), "saber do povo", "cultura popular" ou ainda "saber vulgar".
O folclore é um conjunto de manifestações culturais passadas de uma geração para a outra. É um fenômeno tradicional, anônimo e popular que se mantém pela força da história de luta de um povo de uma determinada região.
O folclore brasileiro é de uma riqueza incrível e que enche os olhos pelo colorido e beleza nas várias manifestações representadas nas crendices, música, danças, literatura, ...!
Nos quatro cantos do país o folclore se faz presente através do artesanato em que o padrão estético é determinado por cada região tupiniquim. O cordel é uma literatura que trata de temas do cotidiano. E por que não citar as festas e danças populares tão brasileiras?
O reisado, maracatu, folia de reis, congada, o bumba meu boi de Parintins no Amazonas e de toda região amazònica e a cavalhada das festas do Divino  no centro oeste e no sudeste.
As danças populares se destacam o coco, jongo, pau de fita, quadrilha, siriri e o frevo.
O folclore se mantém vivo pela originalidade que é uma característica da brasilidade, além da força de muitos em lutar pela cultura popular. E essas manifestações populares dão um caráter de nação para esse país verde e amarelo rico nas manifestações culturais do povo da roça e das periferias de todas as cidades do Brasil.

Nenhum comentário: