domingo, 23 de junho de 2013

VÉSPERA DE SÃO JOÃO

Imagem: Google Images
Um dia como hoje me remete a minha infância e adolescência na festa de São João e no rádio logo cedinho e entrando a noite adentro só toca forró de primeira. Não esse forró de "plástico". Gonzagão, Dominguinho, Trio Nordestino,... Era a trilha sonora. E o dia todo a preparação para a noite de São João cheia de comidas típicas da época. Pão de milho(cuscuz), bolo de milho, pamonha,... Ah, Se eu for enumerar as comidas vou ficar com água na boca mais ainda. E as quadrilhas em cada rua? Fogueiras. Um fumacê de lascar e haja olhos para se irritar. 
O Brasil comemora o São João, mas é no nordeste do país que as festas são mais animadas e tem mais tradição. Em todas as cidades do nordeste, em todas as ruas, bairros e sítios só se escuta forró. E melhor ainda quando está lá um sanfoneiro a animar o ambiente e os homens e mulheres num resfolegar salão a fora. E não precisa ser um piso de cerâmica ou cimento. Vai em chão de terra batida mesmo em que a poeira se confunde com o barulho das sandálias e sapatos. E tudo isso numa sinfonia perfeita com a festa que é de São João.
O São João é uma tradição que todas as escolas preservam através da quadrilha matuta ou caipira. Essa sim que é a tradição e o folclore verdadeiro em que as criancinhas na mais tenra idade já se animam na dança e passos bem treinados. E tanto nas escolas como nas ruas as bandeirolas dão um colorido todo especial. É um tempo muito especial de alegria e para quem é mais religioso presta a homenagem ao santo São João nas orações e novenas que a Igreja Católica promove Brasil a fora. Viva São João!

Nenhum comentário: