quinta-feira, 6 de junho de 2013

A FLORESTA


A importância da floresta e em pé é incomensurável e além disso as grandes possibilidades de explorá-la economicamente são enormes. Sem sombra de dúvidas a floresta protege as nascentes de rios e córregos como também promove vida através do grande número de animais que depende da mata para sua sobrevivência e procriação.
O que se vê hoje é a devastação das florestas, principalmente na amazônia em que os desmatadores continuam a todo vapor. Claro que diminuiu muito os desmatamentos, fruto de mais fiscalização e o ótimo trabalho dos órgãos ambientais. Infelizmente vemos que boa parte de nossos representantes  no Congresso Nacional defende mais desmatamentos através da ideia de plantação de cana de açúcar na região amazônica, além da criação de gado de forma extensiva.
Eu não defendo a conservação das matas, mas sim a exploração sustentável dos recursos das florestas e as mesmas em pé. Em vários pontos da amazônia homens e mulheres exploram as florestas, contudo sem agredir todo esse ecossistema. E assim protege a natureza de forma ecológica, pois vive de acordo com a mata. Há todo um processo bioquímico e a interação homem-natureza. E todos saem ganhando economicamente e ecologicamente.
Esse já deve ser o presente em que o homem possa exploras as florestas de uma forma que agrida o mínimo possível a mata. Para isso é importante leis mais duras aos desmatadores e que os órgãos ambientais tenham todas as condições necessárias para seu trabalho de fiscalização. O que nós usamos da natureza é apenas um empréstimo, pois todos os recursos naturais pertencem as gerações futuras. Portanto, explorar sim e de uma maneira inteligente para que no futuro tenha mais recursos naturais. A vida futura depende do que fazemos hoje com a natureza.

Nenhum comentário: