terça-feira, 4 de junho de 2013

A ÁGUA

José de Arimatéa dos Santos
A água é o líquido que promove vida e que necessita mais do que nunca e sempre de um cuidado redobrado no seu uso. Água para beber, para a limpeza e para se fazer uma infinidade de atividades. Dizemos sempre que pode até faltar energia elétrica por algum tempo, entretanto a falta de água é logo percebida por todos os seres vivos. Vejam só o tamanho da importância do chamado precioso líquido.
No Brasil devido a fenômenos climáticos a região nordeste sofre em alguns períodos a falta de chuvas e assim consequentemente a água fica bastante escassa em boa parte de seu território. Já tem alguns anos que a seca assola essa importantíssima região e os governos de plantão vão adiando a solução desse problema. Não é de hoje as promessas e quantos políticos da região se aproveitaram da seca para seu proveito próprio.
Soluções para conviver com a seca tem aos montes. Basta aproveitar os estudiosos e práticas de uso da água das chuvas, além da tão propalada transposição do  rio Francisco. Só que fica aquela indagação a martelar a cabeça de muita gente é se a água do "velho Chico" vai realmente beneficiar todos os pequenos agricultores ou como sempre somente o agronegócio.
Já que falamos em agricultura é importante ressaltar que o uso da água é muito importante e de uma forma que a lavoura seja cultivada sem agrotóxicos. Já há uma campanha para o fim do uso de "venenos químicos" na agricultura por causa dos males advindos dos agrotóxicos na saúde dos seres humanos e também na contaminação de lençóis freáticos e consequentemente da água.
Por último o cuidado com a nossa água que chega pelos canos é de suma importância. Fica caro para a empresa de água para torná-la potável, além da economia no uso por todos nós cidadãos. Tomar banho. Desliga um pouco a torneira para se ensaboar. Nada de lavar calçadas e ruas. E também usar o mínimo possível na lavagem de carro entre outras atividades. Água é vida!

Nenhum comentário: