segunda-feira, 10 de junho de 2013

VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR É O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Foto: Normando Sóracles/Agência Miséria
É voz corrente no país inteiro que só com a valorização do professor é possível começar a se ter uma educação pública e de qualidade. Discursos bonitos, promessas que vão investir mais no ensino e escolas super equipadas são palavras jogadas ao vento. A realidade do ensino brasileiro é bem outra e as realizações dos governos são muito inócuas nesse setor. A mídia procura denunciar o quadro caótico pelos números bem aquém do esperado. 
E a par de cal para complicar mais ainda tudo isso vimos em Juazeiro do Norte quando foi aprovado pela Câmara Municipal dessa cidade cearense a redução de salários dos mestres, além da retirada de alguns direitos. Aí fica difícil se fazer uma educação de primeira qualidade com o desestímulo ao professor que ao receber seus proventos ver reduzido seus vencimentos. E como esses professores cumprirão seus compromissos financeiros com seus credores? E pedagogicamente como os professores terão condições de investirem em si próprios para a capacitação através da compra de livros e/ou assinatura de revista?
Toda a classe do magistério já cansou de tanta promessa e a sociedade é sabedora que a valorização da educação é mais do que necessária. E principalmente agora que as dificuldades que o professor enfrenta em sala de aula são gigantescas. Alunos mal educados pela família e que chegam na escola sem limites, salas de aula abarrotadas de crianças, violência dentro e fora das escolas, além dos trabalhos burocráticos que o mestre tem que fazer em casa para dar conta e fora de seus horários.
Ou Brasil se dar conta que é preciso reverter esse quadro e valorizar o professor com melhores salários, respeito ao mestre e melhores condições de trabalho nas escolas ou já caminha para um futuro mais sombrio. Está na hora dos governos de plantão valorizarem o professor, mas valorizar mesmo. E os mestres ficarem sempre atentos e prontos para a luta pelas conquistas desse direitos. Os jovens merecem ter um ensino de qualidade e os professores valorização, carinho e respeito.

Nenhum comentário: