domingo, 30 de junho de 2013

ANIMAIS SILVESTRES CADA VEZ MAIS URBANOS

É latente o crescimento das cidades e automaticamente a diminuição de áreas rurais. E com isso matas que abrigam os animais em seu habitat natural são destruídas, devastadas e dessa maneira como não têm para onde ir invadem as cidades. Os noticiários da mídia em geral comprovam esse fato e isso demonstra de certa forma a especulação imobiliária contribuindo para a destruição e desequilíbrio ecológico.
É necessária uma ação mais enérgica por parte das autoridades para disciplinar e planejar de uma maneira mais racional suas ações no campo imobiliário. As demandas de água, saneamento e energia devem ser preponderantes e mais ainda observar em primeiro lugar a preservação de áreas de florestas, rios e córregos e não permitir sua destruição. Por isso que afirmo que é importante o planejamento e um olhar mais acurado na defesa do meio ambiente.
O meio ambiente significa o equilíbrio, como tudo na vida. Se os animais estão a invadir as cidades alguma coisa está certamente em desequilíbrio. Citei a especulação imobiliária como um dos fatores para tal fato, contudo nas áreas rurais acontece ainda o desmatamento de áreas de florestas para infinitos fins que vão da comercialização de madeira ou para o avanço de mais áreas para a agricultura e pecuária.
É preciso um outro olhar para a natureza de respeito e mais estudos. Observar seus humores, tentar consertar os desequilíbrios já vistos a olhos nus e procurar o ponto de equilíbrio entre desenvolvimento e consciência ecológica. Quando a humanidade conseguir esse equilíbrio eu tenho certeza que as próximas gerações ainda terão o privilégio de viver e usufruir de um mundo mais igual e ecológico.

Fotos: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: