terça-feira, 29 de junho de 2010

FESTAS JUNINAS

Junho parece ser o mês mais festeiro do ano devido as grandes festividades para Santo Antônio, São João e São Pedro. E minhas lembranças nesse momento me remetem as fogueiras, forró e muito colorido tão comum nesse período. A beleza da quadrilha junina das crianças é insuperável e as comidas típicas como tapioca, milho assado ou cozido, batata assada na fogueira é a culinária tão nossa. As ruas enfeitadas com bandeirolas deixa um clima só de festas e alegria.
É um momento propício para as manifestações folclóricas aparecerem e sempre a dizer a todos nós da importância da preservação da cultura popular. O folclore representa a nossa identidade como povo brasileiro e as festas juninas engloba tantos momentos sublimes que vão do religioso, cultural as comidas tão presentes principalmente nesse mês que se finda. Se temos o natal no final do ano, junho representa a alegria e a festividade do povo brasileiro no meio do ano.

domingo, 27 de junho de 2010

ESTUDAR, ESTUDAR, ESTUDAR


Sabemos que hoje as informações vêm mais rapidamente e bem mais fácil, fruto das novas tecnologias disponíveis a todos nós. Mas o que se vê é que um bom número dos estudantes não condiz com a palalvra estudante. Vão para escola e simplesmente fazem "turismo" nesse templo sagrado. Isso é um problema para nós educadores e pais, pois é muito importante incutir na cabecinha do jovem a importância de estudar e crescer na vida. Quem estuda tem melhores condições de obter os melhores empregos e crescer profissionalmente. Com a internet tudo ficou mais fácil para pesquisar e fazer comparações nas informações dos livros didáticos. É possível até atualizar esses livros didáticos que são muitas das vezes editados um ano antes de se usar em sala de aula. Outra possibilidade é a troca de informações entre os alunos e educadores com colegas no mundo inteiro. Nessa comunicação o mundo ficou muito pequeno e experiências vividas numa região são compartilhadas com regiões distantes da terra.Nesse estudar de todos nós é importante focar no que queremos conquistar e lutar pelos nossos sonhos. Só que é preciso disciplina. Quando fiz inscrição para prestar vestibular, elaborei um horário para mim. Um dia era para estudar certa matéria e assim sucessivamente durante a semana. Portanto, a disciplina é a base para vencer os obstáculos na conquista dos nossos sonhos. E que alegria sinto quando alunos meus conseguem obter vitórias no vestibular, ENEM, passam em concursos e enfim, vencem na vida! O segredo é: estudar, estudar, estudar,...
Imagem: Escola JK, Santa Luzia do Oeste, Ro
Foto: José de Arimatéa dos Santos

sexta-feira, 25 de junho de 2010

FUTEBOL: CRUZAMENTO DE BOLAS


Sou do tempo em que os laterais no futebol chegavam na linha de fundo e cruzavam a bola para os atacantes na área. Laterais direitos da seleção brasileira que de relance nesse momento lembro são: Leandro, Toninho, Orlando Lelé, Zé Maria, Cafu e o principal de todos, Carlo Alberto Torres, capitão do tri. Laterais esquerdos: Marinho Chagas, Júnior, Branco, Marco Antônio, Leonardo. Vamos ficar com esses grandes laterais que fizeram bonito com a camisa amarela do Brasil. Essa coisa de relacionar grandes jogadores brasileiros é difícil que depois passamos a lembrar outros monstros sagrados que representaram bem o país. Pra fechar com chave de ouro, cito Nilton Santos que foi bicampeão do mundo em 58 e 62. A Enciclopédia, como é conhecido, fez gol na Copa da Suécia num tempo que lateral não avançava. Lateral hoje em dia é chamado de ala.

Vendo o jogo de hoje Brasil contra Portugal, fiquei estarrecido com os erros desses ditos alas brasileiros. Dificilmente acertam um cruzamento. E durante a transmissão da Band, o repórter Fernando Fernandes, disse que eles treinam a jogada aérea. Não lembro se Daniel Alves acertou algum cruzamento nos escanteios. Incrível! Jogadores muito bem pagos que não conseguem alçar bola na área adversária.

Na ala esquerda a coisa está mais preta ainda, pois durante esses últimos quatro anos, o técnico Dunga não conseguiu um substituto a altura de Roberto Carlos, jogador do Corinthians. Sei que o Brasil tem tudo para evoluir e seus alas têm todas as condições de jogar um melhor futebol. Principalmente pelo nível do futebol dos nossos adversários que é sofrível e pobre. Esperar que o time brasileiro possa apresentar um pouco do futebol que queremos, o futebol brasileiro. Em tempo: na minha relação dos melhores laterais, ops! alas, cito Maicon que evoluiu bastante é um dos melhores jogadores dessa copa.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

NOTÍCIAS DE HOJE QUE VIMOS ONTEM. SERÁ QUE VEREMOS AMANHÃ?

No início do ano fiz uma crítica a respeito das notícias que minuto a minuto nos são apresentadas. É uma enxurrada de fatos que tem hora que temos que parar e tentar se desligar de tudo. Impossível. Não sei onde vi ou escutei que vivemos na era da espetacularização da notícia. Qualquer fato vira um espetáculo para dar audiência e nós cidadãos ficamos no meio de tudo isso, atarantados e muitas das vezes sem reação. É complicado administrar tanta coisa que acontece nesse mundo grandioso e saber digerir o que realmente nos interessa.
O título acima me veio na cabeça em virtude de mais uma tragédia no nosso país. Os noticiários nesses dias são sobre a tragédia que se abate sobre Pernambuco e Alagoas. E a tragédia de Santa Catarina, do Rio de Janeiro, da violência, da infestação das drogas na nossa sociedade? Será que o poder executivo tem se dedicado realmente na resolução desses problemas?
Hoje noticiam certos problemas que logo caem no esquecimento. Não sabemos quais providências foram tomadas para resolução dessas tragédias. O que aconteceu com a população do Rio e de Santa Catarina? Só pra citar esses dois casos.
Por fim, vejo que a notícia vira simplesmente mais um número. Número de audiência, de representantes do poder executivo a prometer isso e aquilo na frente das câmeras. E depois quando a mídia não se interessa mais por essas notícias, o que acontece? Mais do que tudo, a socidade brasileira exige respostas e resolução dos problemas.

terça-feira, 22 de junho de 2010

TRANSPARÊNCIAS


Transparência é uma palavra que ultimamente escutamos muito. Quem é que não acompanha o noticiário e ver repercutir agora lei da Ficha Limpa? Inicialmente projeto de cunho popular em que o cidadão que queira galgar um cargo público tem que ter um passado e um presente com ações éticas. Nada mais natural. Por que para os políticos tudo pode? Nós cidadãos comuns se queremos um emprego público, primeiro temos que passar em um concurso público e depois para tomar posse temos que ter uma ficha limpa. Não ter nenhum arranhão em nossa vida na sociedade que vivemos.

E essa transparência deve ser o foco em todos os nossos atos. De que adianta reclamar, espernear dos políticos sem ética, se em pequenos atos de nossa vida, não temos ações transparentes? É condenável aquela coisa de jogar lixo nas ruas, falar do colega de forma depreciativa(fofoca), a inveja e muita outros atos tão comuns do ser humano. Poderia fazer uma relação enorme de atos ou ações da humanidade que denigre a imagem de todos nós. Longe eu de querer ser o ser humano mais perfeito do mundo. Eu e todo mundo tem seus erros, natural.

Mas que a transparência, lealdade e amizade sejam a tônica dessa aventura da vida. É simples. É possível se viver num mundo de paz e harmonia. Basta respeitarmos as individualidades de cada um. Apartir daí as possibilidades de se viver melhor aumenta e muito.
Foto: José de Arimatéa dos Santos

segunda-feira, 21 de junho de 2010

OBSERVAÇÕES JUVENIS SOBRE A COPA DO MUNDO

Estava eu a assistir ao jogo da Inglaterra contra a Argélia. Cá entre nós que futebolzinho esse time da Inglaterra anda a apresentar nos gramados africanos! Lamentável e pobre. Um futebol feio e sem nenhuma criatividade. A situação ficou complicada para a seleção dos ingleses com o empate sem gols com a seleção da Argélia. Lá pelo segundo tempo aparece no banco de reservas o jogador inglês David Beckham, cortado da seleção inglesa por contusão. De terno e gravata Beckham se destaca pelas as câmeras da transmissão do jogo sempre a focá-lo.

Alexandre me pergunta:

- Ele é treinador?

Eu respondo:

- Não

Ele se sai com essa pérola:

- Ele tá com roupa de quem trabalha como treinador!

Engraçado. Para Alexandre quem está no banco de reservas de terno e gravata deve ser o treinador.

Alexandre é o meu filho de 10 anos e criança tem cada uma! Sensacional!

domingo, 20 de junho de 2010

DOMINGO DE MUITO SOL E BRASIL, ESPERANÇAS MIL!

Domingo de muito sol e calor. Dia do descanso e de rever conceitos a respeito da nossa vida. É o momento sublime que podemos acordar sem preocupações do dia a dia tão estressante. Muitos vão para o sítio, fazenda ou rio. O dia está propício para tudo isso e o mais importante, domingo é esse mesmo.
Domingo muito importante para nós amantes do futebol. Copa do Mundo de Futebol e a seleção mais famosa e mais vitoriosa do planeta entra em campo. Todo brasileiro tem uma opinião a respeito do time de Dunga, que é do povo, mas a esperança de vitória e bom futebol sempre está presente. Portanto, Brasil no coração e mais uma vitória!
Fotos: José de Arimatéa dos Santos

sábado, 19 de junho de 2010

MÚSICA DE ÓTIMA QUALIDADE PARA QUÊ?

O que vemos a um bom tempo em termos de música é de uma pobreza só. A toda hora a televisão faz propaganda da música ruim que impera nas rádios atualmente. É tanta música ruim que muitas das vezes troco de canal para não ouvir e muito menos ver a propaganda desses cantores. Vou me ater só na área musical, pois se eu for dar minha opinião a respeito de novela e programas da televisão, a coisa está mais preta ainda.

Até os anos oitenta era possível em horário nobre, se deliciar com a música de Raul Seixas, Fágner, Tom Jobim e muitos outros. Quem não lembra do ótimo programa global Chico e Caetano? As novelas eram acompanhadas com músicas de Sá e Guarabira, Alceu Valença, Chico Buarque, Dominguinhos, Ednardo, Maria Bethânia, Gal, Belchior e muitos outros monstros sagrados da música brasileira. As rádios no Brasil inteiro refletiam toda essa qualidade. Não é como fazem hoje a maioria da rádios FMs que dedicam uma horinha só ao que rotularam MPB. Além de se ouvir música brasileira e universal ao longo de toda a programação podíamos escutar também música clássica.

Como educador fico bastante preocupado com toda essa música ruim que à moda de uma ditadura, impõe os tipos de música com rótulos: axé music, gospel music, forró? music, sertanojo e haja música ruim! Por favor não achem que sou elitista e nem saudosista. Apenas um cidadão que merece ter a opção de ouvir a música brasileira em todas as suas vertentes. E apesar de tudo isso, ainda vemos e escutamos Ana Carolina, Seu Jorge, Diogo Nogueira e muitos outros cantores da nova geração.

Cochilei e cochilei. Até que enfim começava e já passavam das duas horas da manhã(horário de Brasília), especial com Dominguinhos e vários outros artistas. Só consegui ver mesmo Dominguinhos, Zizi Possi e Waldonys. Dormi. Fazer o que? É impossível ficar até a madrugada para ver um ótimo programa musical. Acredito ser de um desrespeito e tanto com os artistas. O brasileiro merece música de qualidade!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

MINHA SINGELA HOMENAGEM AO CRATO(CE)


A primeira vez que tive o prazer de visitar a belíssima cidade do Crato foi no ano de 1978 e a primeira vista me impressionou bastante. Apesar da minha tenra idade naquela época, tive uma impressão que muitas vezes voltaria a Princesa do Cariri. Depois dessa visita não lembro ter voltado ao Crato depois, antes de 1986, quando comecei a cursar o curso de Ciências na URCA(Universidade Regional do Cariri). Apartir desse ano passei a estar no Crato todos os dias e viver um pouco da vida dessa cidade tão querida e respeitada no sul cearense. Foram muitas as vezes que ficava ali no centro do Crato, antes das aulas, e aqui cito a Praça Siqueira Campos, o cinema, calçadão, Praça da Sé e acompanhava todo o movimento e o burburinho característico de toda cidade no horário das seis da tarde. Gostava mesmo era quando eu tinha aulas no período da manhã e era possível observar tudo e a beleza do itinerário do ponto do ônibus até a URCA, pois era possível contemplar seus prédios, lojas e o vai e vem das pessoas na labuta diária de todos nós.

Esse ano depois de doze anos ausente do Crato, pude visitá-la em janeiro passado em duas ocasiões. Na primeira foi num dia de semana e fiquei pasmado com crescimento do Crato e o movimento nas rua centrais da cidade. O outro dia que fui ao Crato, foi num domingo pela manhã e passear a pé pelas ruas do centro do Crato foi de uma emoção incrível para esse barbalhense que viveu um pouco da vida desse município tão marcante para mim. E nesse domingo que guardo bem na minha memória, tive o privilégio de ver o Crato de maneira mais calma e me impressionar mais ainda com essa cidade. A cidade do Crato, como toda cidade brasileira, tem seus problemas que certamente com a capacidade e a inteligência do seu povo têm como resolver. Mas quero terminar essa minha homenagem para parabenizar o povo cratense que tem o privilégio de viver num lugar bonito, rico culturalmente e berço das melhores manifestações artísticas caririenses.
Foto: José de Arimatéa dos Santos

terça-feira, 15 de junho de 2010

MP 472 - JUSTIÇA COM O ESTADO DE RONDÔNIA


Foi publicada no Diário Oficial da União a MP 472 que regulamenta a transposição dos servidores públicos civis e militares do ex-Território Federal de Rondônia para a união. Lula assinou a MP com vetos. Certamente foi mais uma vitória do povo de Rondônia, pois haverá economia no pagamento desses servidores que passam para para o governo Federal.

Medida justa de Lula para o estado de Rondônia por que ao transformar o Território Federal de Rondônia em estado no início dos anos 80, Rondônia continuou a pagar os servidores que deveriam ser da união.

O Deputado Federal Eduardo Valverde(PT/RO), coordenador da bancada federal de Rondônia em Brasília, destacou que a maioria dos servidores serão contemplados com a MP. Vale ressaltar que quem começou todo esse processo foi a senadora Fátima Cleide(PT/RO) com a proposta de transposição desses servidores para a união.

Sem sombra de dúvidas o governo brasileiro começa a lembrar desse estado tão rico, belo e estratégico para o país. Rondônia que precisa de muito mais desenvolvimento, mas um crescimento econômico calcado na sustentabilidade. Em que o meio ambiente seja preservado e que as gerações futuras possam se orgulhar mais ainda dessa estrela que é o estado de Rondônia.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

BALNEÁRIO RIACHO DOCE, BEM PÚBLICO ABANDONADO

Estou em Santa Luzia do Oeste(Ro) desde o ano de 1992 e logo que cheguei aqui fiquei bastante impressionado com o grandioso número de turistas da região que se deleitavam no Balneário Riacho Doce. Num domingo de muito sol visitava pela primeira esse balneário e o movimento da população santaluziense e de cidades vizinhas era impressionante. Local de encontro e de lazer, além da beleza natural que tão bem faz a alma de qualquer ser humano em contato com a natureza.

Esse balneário fica bem próximo da cidade e é um lugar de muitas árvores, em que à tarde a sombra dessas árvores, deixa o ambiente amazônico num clima bem ameno. Verdadeiramente foi o ponto de encontro de uma região em que nos domingos a pequena cidade de Santa Luzia do Oeste, em Rondônia, era o destino obrigatório de pessoas de Rolim de Moura a Cacoal. Habitantes de Santa Luzia que visitam outras cidades de Rondônia são questionados a respeito desse balneário. Falam dos tempos de glória de quando funcionava a todo vapor esse recanto ecológico.



Já faz um bom tempo que essa área de lazer da cidade se encontra abandonada. Faz-se mais do que necessário que o Poder Público Municipal revitalize esse bem que é do povo santaluziense, transformando-o de novo numa área de lazer e esportes para a nossa juventude e população em geral. Pela beleza do lugar e pela possibilidade de transformar o Balneário Riacho Doce num ponto de lazer, cultura, esporte e principalmente para a devida e tão necessária conscientização ambiental para todos, urge respostas imediatas e contundentes.


Imagens pescadas do Blog Trabalho Parlamentar: Vereador Prof Adão Marcos Graciano.

domingo, 13 de junho de 2010

BRASIL, SUCESSO NAS COPAS DO MUNDO


1958

Primeira Copa do Mundo que o Brasil conquistou e muitos dizem que foi o melhor time dos cinco campeonatos mundiais de seleção. Certame realizado na Suécia e o Brasil vinha de duas decepções com a perda da Copa no Maracanã em 1950 para o Uruguai e em 1954 na Suíça. A Copa da Suécia, foi o torneio em que o Rei do futebol, Pelé, surgiu para o mundo. Na final o Brasil sapecou 5 x 2 na Suécia e se sagrou campeão do mundo de futebol.

1962

Ano do bicampeonato no Chile. Praticamente Pelé não jogou devido a contusão logo no início da Copa. Quem se destacou nessa Copa foi o gênio Garrincha que fez gol e deu show, ajudado pelo substituto de Pelé, Amarildo. Já era uma seleção envelhecida, mas mesmo assim a categoria e o brilho do futebol brasileiro se sobrepôs ao futebol europeu. Final Brasil 3 x 1 Tchecoslováquia.

1970

México, ano do tricampeonato. Time maravilhoso que encheu os olhos do mundo inteiro e Pelé, Gerson, Tostão e companhia simplesmente maravilharam os amantes do futebol verdadeiro, envolvente e brilhante. Foi a Copa em que Pelé só faltou fazer chover, com jogadas geniais que até hoje impressionam. Brasil 4 x 1 Itália, Brasil tricampeão!

1994

Essa Copa do Mundo realizada nos EUA foi conquistada pelo nosso país, mas sem aquele brilho tão comum ao futebol brasileiro. Futebol retranqueiro e um monte de volantes na frente da zaga. Destaque foi Romário que conquistou a Copa praticamente sozinho. A genialidade de Romário foi o de mais importante nessa Copa. Na final e nos pênaltis o Brasil vence a Itália. Tetra campeão!

2002

Copa realizada em dois países, Coreia do Sul e Japão, o Brasil chega ao pentacampeonato com a família Scollari. Time fechado com o técnico Felipão, Copa de Ronaldo Nazário, auxiliado por Ronaldinho Gaúcho em grande forma e que foi decisivo no jogo contra a Inglaterra em que fez gol e ainda teve tempo para ser expulso. Mas foi Ronaldo Nazário o grande jogador dessa Copa e nos deu pentacampeonato mundia de futebol. Brasil 2 x 0 Alemanha, Brasil, pentacampeão!

SANTO ANTÔNIO DE BARBALHA

Encerram-se hoje as festividades a Santo Antônio em Barbalha, estado do Ceará. Festa que foi inciada com o famoso Pau da Bandeira, em que o povo barbalhense traz do sopé da serra do Araripe, grosso tronco de árvore até o centro da cidade. Cidade de mais de 50 mil habitantes se agiganta e recebe mais de 300 mil visitantes para ver o sagrado e o profano a se interagir. No dia do Pau da Bandeira, os vários grupos folclóricos se apresentam nas ruas da tradicionalíssima cidade cearense. E hoje o povo de Barbalha e da região caririense, no sul do Ceará, reverenciam um dos santos mais populares do mundo. Certamente a Festa de Santo Antônio de Barbalha é a maior festa em louvor ao "santo casamenteiro".

O encerramento se dá com uma grandiosa procissão pelas ruas da cidade até a Matriz de Santo Antônio. Momento que o sagrado se sobrepõe e os católicos barbalhenses podem agradecer e reverenciar Santo Antônio, Padroeiro de Barbalha. A cidade hoje começa a voltar a seu ritmo normal e tudo se volta para a preparação para a festa do ano que vem. Festa popular e bem brasileira. Turistas do Brasil passam pela cidade pela grandiosidade e pela fé que festa representa.

sábado, 12 de junho de 2010

TUDO SÃO FLORES






Fotos: José de Arimatéa dos Santos



SIMPLESMENTE E GRANDIOSOS AMIGOS

Chego a postagem de número 200 com muita alegria por acreditar na amizade das pessoas que acompanham este blog. Minha homenagem é para cada um que se tornou seguidor do blog por achá-lo atraente e de boas ideias. Falo isso de forma humilde e sem sofismas. Quem me conhece sabe da minha humildade e autenticidade. Todos vocês que passam por aqui são pessoas autênticas como eu e acreditam certamente num mundo bem melhor e mais fraterno.
A explosão das mídias sociais veio para tornar o mundo sem fronteiras, sem discriminações e o ser humano bem mais perto dos outros. A comunicação se tornou mais fácil entre os seres humanos e a blogosfera está a todo vapor. Os blogs são inúmeros e para todos os assuntos. É uma ferramenta de interatividade e de muita informação.
Essa postagem é dedicada a cada um que visita este blog e faço homenagem a todos nós que fazemos este diário eletrônico. Um blog que analisa do meio ambiente ao futebol, além do espaço da política e da fotografia. Meu muito obrigado a todos. Visitem sempre o blog, façam seus comentários. Tudo de bom!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

PRACINHA DE SANTA LUZIA DO OESTE(RO)

A praça é lugar de encontro
A praça é do povo!
Pena que a praça de Santa Luzia do Oeste
Não tem árvore,
Para nos dá o prazer da sombra!
E representar mais ainda a vida
E o verde que encanta mais ainda o nosso viver!

Fotos: José de Arimatéa dos Santos

terça-feira, 8 de junho de 2010

FICHA LIMPA AGORA É LEI


Foi sancionada a lei que proíbe a candidatura de político com ficha suja. A lei não permite que político condenado pela justiça, em decisão colegiada em processos ainda não concluídos, seja candidato a cargo público. O que a população espera é que essa lei já esteja a valer nessas eleições de 2010.

O Presidente Lula sancionou sem nenhum veto. Mas o mais importante é que o eleitor exerça verdadeiramente seu papel, ao analisar a vida dos candidatos, se é ficha limpa, se tem bons projetos e se realmente vai defendê-lo no parlamento. Se no executivo será um político sensível as demandas da maioria da população.

A lei da Ficha Limpa é um grandioso avanço e conquista do povo, pois foi proposta popular e nos dá a esperança para que as coisas no Brasil realmente melhorem em todos os aspectos.

domingo, 6 de junho de 2010

PATRIOTISMO OU PATRIOTADA?

Chega-se a mais uma Copa do Mundo de Futebol e muitos brasileiros começam a se entusiasmar com esse que é o maior evento futebolístico do planeta. A seleção brasileira sempre é favorita, pois no futebol, é primeiríssimo mundo. É o time em que toda mídia mundial cobre. Todos os detalhes dos nossos atletas são esmiuçados e em qualquer noticiário nessa época. Dunga e seus comandados são destaques e espero que eles em campo retribuam com grande futebol e a conquista do caneco.
Mas infelizmente boa parte dos nosos patrícios engalanam suas ruas, casas e carros com bandeira do Brasil e/ou motivo verde e amarelo só de quatro em quatro anos. Dizem que somos uma "pátria de chuteiras" e que o patriotismo aflora em cada brasileiro. Mas só de quatro em quatro anos? Depois da África do Sul só em 2014 aqui no nosso país? Meus caros amigos já notaram que praticamente todo filme americano tem a bandeira americana, seja na mesa ou hasteada? Cito filme dos "States" por que é que passa mais nas nossas tevês. Por que não enfeitamos nossos espaços de verde amarelo sempre?
Esse oba, oba verde e amarelo atual não significa em nada patriotismo. Patriotismo é votar em candidato ético e ficha limpa. E não só votar. Acompanhar diariamente o político eleito e com cargo público, fiscalizando-o. E mais ainda, exigir que os problemas de sua rua, da escola e da saúde sejam resolvidos. Patriotismo significa ajudar o seu semelhante, as crianças, idosos e contribuir para um meio ambiente saudável e com futuro. Então, sejamos patrióticos, brasileiros e campeões do mundo no futebol e na vida!
Imagem retirada do Google Imagem(www.brasil-fotos.com/bandeira.htm)

sábado, 5 de junho de 2010

MEIO AMBIENTE, ENERGIA, VIDA. VAMOS REFLETIR!


Republico o artigo meu de 05 de junho de 2009 e com isso reforço e renovo a preocupação com o nosso meio ambiente. Então reflitamos:

A preocupação com a ecologia começou pra valer somente em 1972 através da Conferência sobre meio ambiente promovida pela ONU(Organização das Nações Unidas). A data foi exatamente 05 de junho de 1972, em Estocolmo(Suécia). Pode-se ver que a preocupação com o ambiente que vivemos, essa nave chamada terra é bastante recente.
A terra é formada basicamente por matéria e energia. Lavoisier já dizia que a matéria não pode ser criada, apenas transformada. Para a nossa sobrevivência só podemos transformar o que já existe. De pronto, vemos quanto é grande a nossa responsabilidade para com o planeta que habitamos.
Basicamente a energia vem do rei sol. E consequentemente a vida moderna exige mais energia para transformar a matéria. Precisamos equacionar o seguinte problema que é de todos nós:
Nós consumimos energia e matéria em larga escala. O que surge daí? Lixo e energia desperdiçada. Que automaticamente significa poluição. A poluição nada mais é do que o preço do nosso conforto. Nós seres humanos temos que criar um pacto para a sobrevivência de todas as espécies vivas. O que precisamos fazer?
- Fazer reflorestamento de áreas degradadas;
- Cuidar dos solos agrícolas;
- Reciclar materiais;
- Evitar o desperdício;
- Cuidar da água e dos animais;
- Acabar com a fome e desigualdade no mundo;
- Desenvolver energia renovável.
Poderia citar mais idéias para um mundo melhor para nós e para os que vem depois de nós.
Portanto, neste dia 05 de junho, façamos nossa reflexão sobre o meio ambiente!
Foto: José de Arimatéa dos Santos

sexta-feira, 4 de junho de 2010

FLOR

Do chão surge a flor. Se muito ser humano observar atentamente esse fato, fatalmente mudará e muito seus conceitos. E o colorido e a beleza da flor juntamente com as outras partes da planta é que formam o conjunto. Sozinha a flor não surge. Depende do solo, da água e outros fatores ambientais. Tem que ter o cuidado de quem a rega e tira as partes mortas. Faz a limpeza necessária e a deixa tão bonita e saudável. Mais do que nunca temos o dever de contemplar e refletir a natureza. Observar com mais acuidade e reverenciar. Saber que a flor, esse ser tão pequeno e frágil, tem uma importância grandiosa no ciclo vital.

Embeleza e torna a rotina mais leve nessa vida de correria, onde as informações vêm em forma de tsunami. Às vezes não temos tempo nem de digeri-las. O que acontece nesse exato e preciso momento já é passado. Incrível! Mas nós seres passageiros dessa nave chamada terra, temos que rever nossos conceitos sobre a vida e apreciar seres tão pequenos, suaves, delicados e entender melhor a mágica da vida na natureza. Por fim, nós humanos temos o dever de cuidar e preservar esse ciclo tão maravilhoso que a cada dia teima em deixar nossa efêmera existência mais leve, mais suave e mais sensacional.
Foto: José de Arimatéa dos Santos

quinta-feira, 3 de junho de 2010

CORPUS CHRISTI

O título é uma expressão latina que significa o Corpo de Cristo e é uma festa que os cristãos celebram a presença de Cristo na Eucaristia.
Sabemos da importância de Jesus Cristo na vida de todos nós. Mas o mais o importante é que se deve se espelhar no Cristo que desafiou a elite dirigente de sua época e ficou do lado dos injustiçados e abandonados. Todos nós devemos analisar bem a vida de Jesus Cristo e vermos que ele não teve luxo e posses. Não explorou os irmãos que o acompanhava.
Mas o que vemos hoje é que boa parte das religiões que se dizem cristãs exploram seus fieis. Acredito que os ensinamentos de Cristo passam longe dessas igrejas. Muitos dirigentes de igrejas se aproveitam da boa fé da maioria e impõe candidatos que invariavelmente vão se esbaldar com as benesses do estado. Políticos que traem o povo e se aliam com a elite exploradora que quer só tirar direitos do trabalhador e o lucro fácil. Tornam-se grandes aliados do grande capital.
Doutrinas e mais doutrinas que aprisionam o ser humano e não permitem a liberdade nem de pensamento. Manual de conduta e vestimenta ultrapassados principalmente para as mulheres. Fazendo-as criaturas submissas ao homem ao extremo.
Cristo foi e é um revolucionário. Todo revolucionário é amante da liberdade. E como tal a humanidade precisa se libertar das amarras da vontade de poucos tiranos que querem permanecer com o seu poder de manipular e tirar proveito seja político ou econômico. Que hoje, um dia tão especial, possamos todos nós fazermos a devida reflexão e seguir os verdadeiros passos do Cristo revolucionário, libertador e que luta junto com a maioria contra as injustiças do mundo.
Imagem: Cristo Redentor, Santa Luzia do Oeste, Ro
Foto: José de Arimatéa dos Santos

terça-feira, 1 de junho de 2010

EDUCAÇÃO, TEMA A SER DISCUTIDO SEMPRE


Este ano teremos eleições e todos nós simples eleitores é que decidiremos o futuro de toda uma nação. Está nas nossas mãos o futuro que queremos e o rumo verdadeiro do Brasil. Nos temas sempre a espera de soluções está a educação. Ela precisa ser debatida de forma livre e democrática para dessa maneira chegarmos a soluções.

Na história do Brasil o ensino sempre foi voltada para a elite dirigente, fato médico e advogado serem chamados de "doutores" quando a grande maioria desses profissionais não terem cursado o doutorado. Outro exemplo gritante é o descaso dos governos com a educação do povo. Vemos ainda, infelizmente, escolas com professores e técnicos mal remunerados. Quando faz greve tem que trabalhar em sábados e feriados devido a lei dos 200 dias letivos. Simplesmente inconsequente quem inventou 200 dias de aula. Falo que isso transformou o professor em trabalhador escravo. A quantidade de dias somente não significa ensino de qualidade.

Qualidade é salário justo e o devido estímulo ao profissional de ensino. E que o estado dê as devidas condições de trabalho. Computadores com impressora, papel e estímulos para o professor poder desempenhar suas funções a contento. E sem politicagem nas escolas, ao dar a verdadeira gestão democrática com a participação da comunidade escolar(professores, alunos, técnicos e pais) nas decisões em colegiado.

Recursos para educação investidos realmente nas escolas da pré escola à universidade. Para com isso o filho do trabalhador ter a opção de fazer uma faculdade pública ou cursar um curso técnico de qualidade. A educação, sabemos, é a chave para o desenvolvimento de um país. O Brasil vai crescer realmente ao investir numa educação inclusiva que contemple todos os seus filhos de maneira plural e sem distinção. E que as oportunidades de estudo sejam a mais democrática possível. A educação é o caminho e a solução.
Foto: José de Arimatéa dos Santos