Sou do tempo em que os laterais no futebol chegavam na linha de fundo e cruzavam a bola para os atacantes na área. Laterais direitos da seleção brasileira que de relance nesse momento lembro são: Leandro, Toninho, Orlando Lelé, Zé Maria, Cafu e o principal de todos, Carlo Alberto Torres, capitão do tri. Laterais esquerdos: Marinho Chagas, Júnior, Branco, Marco Antônio, Leonardo. Vamos ficar com esses grandes laterais que fizeram bonito com a camisa amarela do Brasil. Essa coisa de relacionar grandes jogadores brasileiros é difícil que depois passamos a lembrar outros monstros sagrados que representaram bem o país. Pra fechar com chave de ouro, cito Nilton Santos que foi bicampeão do mundo em 58 e 62. A Enciclopédia, como é conhecido, fez gol na Copa da Suécia num tempo que lateral não avançava. Lateral hoje em dia é chamado de ala.
Vendo o jogo de hoje Brasil contra Portugal, fiquei estarrecido com os erros desses ditos alas brasileiros. Dificilmente acertam um cruzamento. E durante a transmissão da Band, o repórter Fernando Fernandes, disse que eles treinam a jogada aérea. Não lembro se Daniel Alves acertou algum cruzamento nos escanteios. Incrível! Jogadores muito bem pagos que não conseguem alçar bola na área adversária.
Na ala esquerda a coisa está mais preta ainda, pois durante esses últimos quatro anos, o técnico Dunga não conseguiu um substituto a altura de Roberto Carlos, jogador do Corinthians. Sei que o Brasil tem tudo para evoluir e seus alas têm todas as condições de jogar um melhor futebol. Principalmente pelo nível do futebol dos nossos adversários que é sofrível e pobre. Esperar que o time brasileiro possa apresentar um pouco do futebol que queremos, o futebol brasileiro. Em tempo: na minha relação dos melhores laterais, ops! alas, cito Maicon que evoluiu bastante é um dos melhores jogadores dessa copa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário