sábado, 5 de junho de 2010

MEIO AMBIENTE, ENERGIA, VIDA. VAMOS REFLETIR!


Republico o artigo meu de 05 de junho de 2009 e com isso reforço e renovo a preocupação com o nosso meio ambiente. Então reflitamos:

A preocupação com a ecologia começou pra valer somente em 1972 através da Conferência sobre meio ambiente promovida pela ONU(Organização das Nações Unidas). A data foi exatamente 05 de junho de 1972, em Estocolmo(Suécia). Pode-se ver que a preocupação com o ambiente que vivemos, essa nave chamada terra é bastante recente.
A terra é formada basicamente por matéria e energia. Lavoisier já dizia que a matéria não pode ser criada, apenas transformada. Para a nossa sobrevivência só podemos transformar o que já existe. De pronto, vemos quanto é grande a nossa responsabilidade para com o planeta que habitamos.
Basicamente a energia vem do rei sol. E consequentemente a vida moderna exige mais energia para transformar a matéria. Precisamos equacionar o seguinte problema que é de todos nós:
Nós consumimos energia e matéria em larga escala. O que surge daí? Lixo e energia desperdiçada. Que automaticamente significa poluição. A poluição nada mais é do que o preço do nosso conforto. Nós seres humanos temos que criar um pacto para a sobrevivência de todas as espécies vivas. O que precisamos fazer?
- Fazer reflorestamento de áreas degradadas;
- Cuidar dos solos agrícolas;
- Reciclar materiais;
- Evitar o desperdício;
- Cuidar da água e dos animais;
- Acabar com a fome e desigualdade no mundo;
- Desenvolver energia renovável.
Poderia citar mais idéias para um mundo melhor para nós e para os que vem depois de nós.
Portanto, neste dia 05 de junho, façamos nossa reflexão sobre o meio ambiente!
Foto: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: